Próxima edição do TEDxLisboaSalon acontece a 8 de março

O TEDxLisboa, braço independente das célebres conferências TED, regressa em março com um painel constituído apenas por mulheres e inteiramente dedicado ao Dia da Mulher, no Sheraton Lisboa Hotel & Spa. Esta edição Salon, a primeira de 2024 do TEDxLisboa, apresenta num único dia de programação, entre as 16h00 e as 18h30 e com 4 oradoras no formato TED, de intervenções curtas em torno de uma ideia original, que pretendem despertar uma conversa sobre um tópico com impacto na vida em comunidade.
O Dia da Mulher é o mote da próxima edição do TEDxLisboa – no piso mais alto do Sheraton Lisboa, na sala Panorama com uma vista privilegiada para a capital e para o tema do evento: O Feminismo.
Aceitando o convite e desafio proposto pelo Sheraton Lisboa, irão falar sobre os direitos das mulheres, debater a igualdade, identificar comportamentos e caminhos para um futuro inclusivo e mais justo. A evolução na sociedade e no mercado de trabalho é inegável, mas o fosso persiste, e em alguns aspectos, testemunhamos um retrocesso.
Todos os oradores do evento serão mulheres, as vozes experientes neste assunto. Ainda que este seja um caminho a ser trilhado conjuntamente, pelo menos neste dia, é dada a palavra a quem sente na pele.
Os oradores e a anfitriã do TEDxLisboa, Marta Gonzaga, irão manter a discussão em torno da história, dos sucessos, solidariedade e comportamentos e de temas fraturantes como quotas na política e nas empresas.
Durante o evento a audiência é encorajada a participar com perguntas e opiniões. Para aqueles que ainda não conhecem, o TEDxSalon é um formato em que as pessoas se reúnem para trocar ideias sob um tópico específico, sendo os lugares limitados, e por isso obrigatório fazer o registro.
Sobre as oradoras confirmadas:
– Isabel Alçada: Licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa, tem Mestrado em Sociologia da Educação pela Universidade de Boston e Doutoramento em Educação e Literacia pela Universidade Nova de Lisboa. Em 1976, iniciou a carreira docente como professora de Português e História do 2.º ciclo. A paixão pela educação reflete-se em diversas atividades – em 1995, por exemplo, coordenou o grupo de trabalho que concebeu a rede de bibliotecas escolares e, de 2006 a 2009, foi comissária do Plano Nacional de Leitura. Entre 2009 e 2011, foi Ministra da Educação. Atualmente é consultora para a Educação do Presidente da República. Tornou-se escritora de livros infanto juvenis em 1982, ano em que foi inaugurada a coleção Uma Aventura, que escreve até hoje em parceria com Ana Maria Magalhães, com quem assina outras coleções e livros didáticos.
– Mafalda Rebordão: Economista de formação, foi professora de Cálculo na Nova SBE, tendo sido convidada a integrar o Executive Board da universidade. Atualmente trabalha em Parcerias Estratégicas com produtos de Inteligência Artificial na Google, em Londres. Foi escolhida pelo Presidente da República para integrar o seu Grupo de Reflexão sobre o Futuro de Portugal e é ainda Membro do Conselho Consultivo da CIP. É co-fundadora do Ponto Zero, um podcast TOP 10% mais partilhado a nível global no Spotify, e de uma Associação sem Fins Lucrativos, a C-level Mentorship Academy que tem como objetivo fechar o gap na liderança de mulheres conectando-as com os líderes atuais. Foi a primeira portuguesa a ser distinguida pelo Financial Times e a primeira selecionada como Líder Mundial Promissora pelo St. Gallen Symposium. Reconhecida pela Forbes, é aos 26 anos uma autora publicada.
– Adriana Filipa Lopes Cardoso: Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Gestora de processos de comparticipação e avaliação de tecnologias de saúde no INFARMED, I.P. Co-criadora da Lei da Paridade, um programa de comentário político feito por três mulheres jovens. Comentadora Política no Expresso. Cronista residente na Comunidade Cultura e Arte. Co-fundadora da Próxima Geração, a primeira academia política apartidária em Portugal. Não filiada em nenhum partido político.
O TEDxLisboaSalon: Voices United acontece com o apoio do Sheraton Lisboa Hotel & Spa, e a RXF como parceiro audiovisual.

Quinta-feira, 29 Fevereiro 2024 11:13


PUB