A Leitão & Irmão comunica a integração de Ricardo Preto como Diretor Criativo da Casa. A histórica marca de joalharia, pretende consolidar a sua posição como referência nacional, olhando para o futuro sem perder o seu legado.
Conhecido internacionalmente pelo seu expertise na área e como designer de moda, Ricardo traz consigo um savoir-faire e uma visão inovadora para reposicionar a marca sem perder de vista o seu passado, a sua tradição.
Nos últimos anos, a Leitão & Irmão tem vindo a estruturar-se em diferentes áreas de especialização, desde o Design ao Marketing. A integração de Ricardo Preto na equipa surge com o intuito de unir coerentemente as várias vertentes, articulando a visão criativa e tática da marca portuguesa.
Este novo ciclo vem rever e enriquecer o portfólio da casa, reforçando o seu posicionamento, ao mesmo tempo que pretende celebrar o seu legado histórico e contemporâneo.
As colaborações com artistas de referência são uma tradição que já faz parte do ADN da Leitão & Irmão, que ao longo da sua história trabalhou lado a lado com nomes incontornáveis como René Lalique, Salvador Dalí ou Columbano Bordalo Pinheiro. Sob a Direção Criativa de Ricardo Preto, a marca bicentenária pretende abrir-se a novas ideias, dando continuidade a este género de iniciativas, sem perder a sua identidade.
“A direção criativa da Leitão & Irmão, agora a cargo de Ricardo Preto traz em horizontes alargados uma visão internacional do luxo acrescida do particular agrado de realçar o valor do que é português”, explica Jorge Leitão, atual responsável pela Leitão & Irmão, pertencente à sexta geração da família Leitão.
Ricardo é reconhecido pelo seu trabalho como Director Criativo no Russtand’s/SSI luxury department stores nas Filipinas, onde produzia quatro coleções anuais: uma de nome próprio e três private brands. De volta a Portugal esteve à frente do grupo Amorim Luxury, onde deu continuidade à marca Paula, implementou uma visão global na Fashion Clinic e dirigiu a identidade visual e criativa do JNCQUOI até 2025. Mais recentemente, também como Director Criativo, da marca Kollab, uma concept store focada em high-end streetwear localizada na Avenida da Liberdade. Projecto pensado e trazido à vida pelo próprio, onde se responsabilizou pela curadoria do portfólio, pela arquitetura do espaço físico e pela campanha de marketing.
Ricardo passa agora a integrar a Direção Criativa da Leitão & Irmão com uma visão 360º, criando sinergias entre as oficinas e as lojas. Sob a direção criativa de Ricardo Preto, a marca portuguesa prevê a reestruturação e reoxigenação de coleções existentes e a construção de uma identidade visual sólida, capaz de reforçar a elegância inerente à Casa. Está ainda prevista, para 2026, a criação de uma coleção com assinatura de Ricardo Preto.
