“Saber Parar também é Ganhar” é o slogan da campanha da marca Jogos Santa Casa dedicada ao Jogo responsável

Arranca amanhã a campanha “Saber Parar também é Ganhar” da Santa Casa, dedicada ao Jogo responsável, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a adoção de comportamentos moderados. Esta será a primeira vez que se realiza uma campanha deste género em Portugal no âmbito da prevenção, não apenas da adição do jogo, mas das várias dependências.
Esta campanha, desenvolvida pela agência NOSSA em estreita parceria com a Santa Casa, surge por se entender que os Jogos Santa Casa devem assumir um papel pedagógico e pioneiro nesta temática e marcar a sua importância junto da sociedade.
A campanha vai começar em *mupis*, no *online* e na rádio, para depois ser alargada a televisão, contando ainda com a participação de influenciadores nas redes sociais.
Conceito criativo:
A campanha, que tem como principal mensagem “Saber Parar também é Ganhar”, é baseada no conceito:
• Quem não joga de forma responsável, além de não ter a noção de que está a perder, também não sabe quando parar.
• Por isso, apostar de forma responsável e saber quando parar é fundamental para a felicidade de quem aposta e para a sustentabilidade do jogo em Portugal.
• E quando sabemos quando parar, só temos a ganhar com isso.
A campanha enfatiza alguns comportamentos excessivos, com uma tónica de humor, impondo uma reflexão progressiva e bem balizada sobre a sensibilização que se pretende alcançar em matéria de comportamentos de jogo. Esta ideia é, de resto, bem acolhida no seio das lotarias congéneres, uma vez que a abordagem humorística é bastante utilizada nas temáticas de Jogo Responsável. O key visual subjacente à campanha está assente num estilo de comunicação impactante, com um lettering direto e encaminhamento para o site dedicado ao tema do Jogo Responsável. Pretende-se que a campanha seja impactante, positiva e didática.
A campanha terá uma forte presença em ponto de venda, com a inclusão de materiais nos locais adequados e com a disponibilização de um novo folheto com um conjunto de recomendações de jogo responsável, que tiveram por base a última versão disponibilizada nos mediadores Jogos Santa Casa, e que inclui ainda um pequeno teste “Conheça o seu perfil de jogador”.
Para produção dos spots TV ficaram definidos 3 temas ‘Futebol’, ‘Rugby’ e ‘Dardos’, num tom de comunicação bem-humorado e com momentos da vida onde é importante saber parar e, embora não estando diretamente a falar-se de “jogo”, o conceito facilmente será associado aos Jogos Santa Casa, nomeadamente através da mensagem que acompanhará o packshot final – “No jogo, como na vida, saber parar também é ganhar. Aposte de forma responsável: jogue por diversão, defina limites de tempo e dinheiro e conheça as regras dos jogos. Uma recomendação dos Jogos Santa Casa.
O mesmo conceito acompanhará os dois anúncios previstos para rádio.
Será realizada uma campanha em formato multimeios com um período de comunicação e uma estrutura prolongada no tempo procurando, desta forma, criar uma mancha de comunicação consistente, visando, por um lado, assegurar bons níveis de notoriedade e, por outro, a assimilação da mensagem da campanha.
A campanha que arranca amanhã é uma das três medidas estratégicas da Santa Casa previstas para este ano em matéria de jogo responsável, sendo as outras duas a parceria com o ICAD e a Modernização tecnológica (Revisão/ atualização de processos e procedimentos na área do jogo responsável, tendo por base a experiência e partilha adquiridas nos diversos grupos de trabalho nacional e internacional (ex: Associações Europeia e Mundial de Lotarias), bem como ao longo dos processos de certificação nesta área).Outras medidas previstas para 2024:

1. Novos terminais de jogo nos pontos de venda
– Os novos terminais de jogo incluem diversas inovações tecnológicas, nas quais se incluem a possibilidade de leitura de cartões de identificação pessoal (por exemplo, Cartão de Cidadão) que, por sua vez, irão reforçar os procedimentos existentes que auxiliam os Mediadores na verificação da idade dos Apostadores ou mesmo numa futura utilização de um cartão de Apostador, que se pretende implementar;
– Implementação de novas funcionalidades que permitem aos Apostadores terem informação sempre disponível, sobre o seu histórico de apostas, valores apostados e prémios, em toda a rede de Mediadores dos Jogos Santa Casa.

1. Canais Digitais renovados
– Com implementação prevista para 2024/2025, o Portal Jogos Santa Casa será renovado, sendo que essa renovação incluirá a introdução de novas funcionalidades de Jogo Responsável como, por exemplo, a possibilidade de os Apostadores definirem os seus limites de gastos, disponibilizando-lhes assim um serviço cada vez melhor e mais responsável.

1. Comunicação e relação com Parceiros Estratégicos
– Os Jogos Santa Casa têm em preparação uma campanha sobre as recomendações gerais de jogo responsável, acima mencionadas, que se encontra em fase de ultimação do respetivo desenvolvimento criativo, sobre a qual tencionamos obter os contributos do SICAD, prévios à sua finalização;

Terça-feira, 20 Fevereiro 2024 15:59


PUB