10 Anos de Academia Semear, o arranque da campanha de Natal e um novo espaço em Oeiras – o Quiosque SEMEAR no Jardim – são as grandes celebrações e novidades do Semear na reta final do ano, uma época central para viabilizar a formação de jovens e adultos com Dificuldade Intelectual e do Desenvolvimento, cujo programa formativo pode chegar ao valor médio de 8500€ por ano/por formando.
Com a visão de que a plena inclusão na sociedade de pessoas com deficiência é possível, o Semear celebra o 10º aniversário da Academia Semear, um programa de formação certificada que conta com uma metodologia pioneira em Portugal, capacitando, formando e promovendo a inclusão socioprofissional de jovens e adultos com Dificuldade Intelectual e do Desenvolvimento (DID) desde 2014.
Este modelo diferenciador já assegurou a inclusão de 65 pessoas no mercado de trabalho numa rede de 48 empresas parceiras, registando uma taxa de retenção na ordem dos 90%. No último ano, o número de formandos na Academia SEMEAR aumentou cerca de 10%, o que significa que 106 estudantes estão a participar nos vários cursos certificados da Academia SEMEAR e a receber formação e capacitação rumo ao mercado de trabalho.
Para aproximar a sociedade civil e promover a construção de comunidades mais sustentáveis e inclusivas no país, o Semear criou o conceito “O Melhor Presente é Poder estar Presente”, a mensagem central que vai dar corpo às iniciativas do Semear para fomentar uma cultura de inclusão desta população em Portugal. O conceito foi criado pela agência de comunicação Buzzness, o design a cargo de Ricardo Capote e as redes sociais pela Blue Pepper.
A primeira campanha sob este conceito arranca já este mês, numa fase de decisão de compras de Natal e ponderação orçamental, estendendo-se até dezembro, por ocasião do Natal de 2024 e marcando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no dia 3 de dezembro.
Maioritariamente digital, mas com suportes físicos nas iniciativas e vendas do Semear, bem como através da criação de postais de Natal, a Campanha conta com a participação dos formandos da Academia e de elementos das equipas do Semear, para ilustrar a sua integração em momentos centrais desta época, como a elaboração de cabazes de Natal e preparação das encomendas dos clientes, festejando os frutos do trabalho realizado por todos na sua jornada de aprendizagem.
Joana Santiago, Presidente do Semear, enquadra este conceito assinalando que “Para os jovens e adultos com DID o ‘Melhor Presente é poder estar Presente’. Presente na sociedade, Presente num trabalho, fazer parte de uma equipa, ter uma rotina e, no final do dia, poder ter uma vida como todos nós. Por outro lado, presente não é só uma oferta: é algo atual, que está a acontecer ou algo que temos – ou devemos – ter presente. E, num momento em que a inclusão desperta nos mais diversos fóruns e comunidades, bem como se fará, brevemente, o primeiro balanço da Lei de 2019, que conduz a quotas de emprego desta população em empresas com mais de 75 pessoas, importa, mais do que nunca, acelerar esta mensagem de uma forma clara, para despertar mais consciências”.
Com o mote que há Presentes de Natal que podem durar uma vida, mas o melhor presente para as pessoas com deficiência e dificuldades do desenvolvimento é também poder estar presente e ter uma vida como todos nós, o Semear desperta a ideia de que “O Melhor Presente” para o Natal de 2024 pode ser para assegurar de pessoas com DID, cujo programa formativo pode chegar ao valor médio de 8500€ por ano/por formando. “para ser bem-sucedido, este modelo de formação requer tempo – por vezes até dois e três anos -, equipas técnicas especializadas e tem associado um investimento ao nível do ensino superior e profissional”, assegura Joana Santiago.
Um novo Quiosque e novos cabazes e uma nova gama “com lata” para desafiar mais inclusão na Black Friday e Natal de 2024
O Semear acaba de inaugurar um novo espaço: localizado no Jardim Municipal de Oeiras, o Quiosque SEMEAR no Jardim serve refeições simples confecionadas com produtos sustentáveis das unidades de produção do Semear, com zelo pelas comunidades e Planeta. Nesta nova unidade, tal como no restaurante Único no CCB, é feita a integração de jovens com dificuldade intelectual, num espaço de formação em contexto real. O Semear no Jardim está aberto de 3ª feira a Sábado, das 12h às 20h.
2024 é ainda marcado pelo lançamento de novos catálogos da Mercearia e Cerâmica que ilustram as atividades centrais da Academia e os produtos destes dois negócios sociais, que podem ser adquiridos por unidades ou por coleções, como os famosos Cabazes Gourmet do Semear que podem ser customizados ao gosto de cada pessoa individual ou coletiva, no caso de empresas que queiram escolher “O Melhor Presente” para os seus colaboradores, com mensagem e, acima de tudo, propósito.
Entre diversas novidades de produtos gourmet exclusivos e assinados por chefs reconhecidos como Chef Kiko e Tia Cátia, o Semear lançou uma icónica coleção de latas de cozinha que, com estética e humor, prometem ser também o “Melhor Presente”.
Encontrados na Mercearia, na Cerâmica ou apenas como forma de apoio ao Semear, estas ofertas garantem a presença dos formandos na Academia, preparando-os para uma contínua presença na sociedade.