Inspirada na ideia de que “é preciso uma aldeia para criar uma criança”, a nova campanha dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, como o NorteShopping e o Centro Colombo, reconhece não só as mães, como também todas as pessoas que as apoiam. Dos avós aos amigos, dos tios aos vizinhos que ajudam a cuidar dos filhos, existe uma rede por trás que tantas vezes parece invisível, mas que faz toda a diferença no bem-estar das mães e das famílias.
Sob o claim “Somos mais que as mães” e suportada no subheadline “Celebramos as mães e todos aqueles que as apoiam”, a mensagem da campanha torna-se clara e abrangente e estará presente nos canais digitais dos centros, incluindo redes sociais e websites, sendo reforçada por uma estratégia de Marketing de Influência. A criatividade é assinada pela agência Born.
A iniciativa ganha vida com as “Mother Talks”, onde figuras públicas como Ana Galvão, Catarina Raminhos e Sónia Morais Santos (do blogue “Cocó na Fralda”), partilham as suas experiências sobre a maternidade, num ambiente informal. Através de um formato de jogo de perguntas, são abordados temas como os desafios educacionais e o papel crucial da rede de apoio em todo este percurso. Tudo isto acontece no universo digital, onde muitas mães procuram inspiração, conselhos e identificação.
A campanha conta ainda com a participação do Prof. Doutor Manuel Ferreira de Guimarães, conhecido como “O Pediatra”, que traz uma perspetiva mais técnica sobre a parentalidade, as redes sociais e pressões do mundo digital na educação dos filhos.
O especialista defende a importância das redes de apoio para toda a família, descrevendo-as como “essenciais para manter uma boa qualidade de vida e uma boa saúde física e mental”. Neste sentido, apela: “Como em tudo na vida, fazemos as coisas melhores quando somos bem acompanhados. Família, amigos, vizinhos, conhecidos, mesmo que achem que não têm esta rede de apoio, procurem-na ativamente, peçam ajuda, falem ao telefone, liguem, mandem mensagens. Quando precisarem, digam. E pode ser simplesmente para ajudar nas tarefas domésticas, fazer companhia, cuidar do bébé ou só para ficar um bocadinho com ele, enquanto vão dar um passeio e espairecer. Isto é fundamental”.
Os vídeos com as figuras públicas e o pediatra serão publicados nas redes sociais do NorteShopping, Nova Arcada, ArrábidaShopping, GaiaShopping, Centro Colombo, CascaiShopping, Centro Vasco da Gama e AlgarveShopping.
“Com esta campanha, quisemos celebrar não só as mães, mas algo que sempre existiu e que raramente celebramos: as suas redes de apoio. São estas pessoas que fazem a diferença todos os dias, tornando a maternidade mais leve e partilhada”, afirma Mariana Quelhas, coordenadora de Marca e Marketing Ibéria da Sonae Sierra. “Esta iniciativa está alinhada com a nossa estratégia omnicanal e aposta na comunicação digital, que assume um papel central na forma como queremos chegar às pessoas”, conclui.
Como complemento à componente emocional da campanha, os centros comerciais apresentam uma seleção de sugestões de presentes, pensadas não só para as mães, mas também para que possam oferecer à sua rede de apoio – uma forma simples, mas significativa, de dizer “obrigada”. Estas listas podem ser encontradas nos websites de todos os centros sob gestão da Sonae Sierra, incluindo o Estação Viana Shopping, o CoimbraShopping, o Parque Atlântico e o MadeiraShopping.