Tens o bichinho da criatividade? Então, TUMO

A colaboração entre a Triber e o TUMO Portugal foi anunciada em fevereiro, mas os bons resultados na área digital já levaram a uma ampliação da colaboração com a agência, refletindo-se agora também na área criativa. O primeiro resultado foi o lançamento de uma campanha multimeios (digital, outdoors digitais e mupis), em Lisboa, Coimbra e Porto, sob a assinatura “Liberdade para criar”.

O desafio lançado à agência de estratégia de marca especialista em digital foi claro: aumentar a notoriedade do TUMO e dos seus vários centros em Portugal (Lisboa, Coimbra e Porto), para fomentar a captação de novos alunos e garantir a renovação dos que já participaram no programa.

Para atingir estes objetivos, a agência passou por um processo de análise daquilo que o TUMO tem de mais diferenciador. Mas, com tanto de diferenciador, a comunicação tornou-se desafiante, como explica Pedro Girão, CEO da Triber Agency.

“O TUMO tem tanto de tão diferente do que é habitual, há tantas propostas de valor distintivas, que percebemos que uma das maiores dificuldades seria conseguir comunicar tudo isto numa proposta de valor que unisse tudo aquilo que é o TUMO. Se tentássemos comunicar de uma só vez que os centros dão acesso a aulas e workshops de programação, animação, desenvolvimento de videojogos, design gráfico, cinema, robótica, música, fotografia, tudo isso de forma 100% financiada pelos parceiros e com os centros a disponibilizarem todos os materiais necessários para desenvolver todas as áreas… provavelmente não conseguiríamos captar a atenção das pessoas por tempo suficiente e acabaríamos a não chegar a ninguém”, explica Pedro Girão, CEO da Triber.

A solução foi criar uma estratégia de campanha multimeios que separasse claramente o objetivo de cada peça. Por isso mesmo, a campanha iniciou com um vídeo difundido nas redes sociais do TUMO Lisboa, do TUMO Coimbra e do TUMO Porto que já teve mais de 4,000 reações no Instagram. As vozes, as caras, os ambientes e os recursos foram os dos próprios centros TUMO; o texto foi criado pela agência, partindo dos testemunhos de jovens sobre o que era o TUMO; e a assinatura foi escolhida porque “mostra o que une todas as áreas do TUMO em algo único: o facto de estes centros serem, independentemente dos temas que se escolha aprender, espaços onde os jovens têm liberdade para criar, para errar e para, no fundo, crescer”, explica o CEO da agência.

Pedro explica que “envolver os TUMOnautas, os estudantes, ter os sons crus, mesmo que ficasse com um resultado menos perfeito do que poderia, era parte do conceito, porque é isso mesmo que o TUMO é, um espaço de criação destas pessoas – também por isso, não nos faria sentido criar uma publicidade normal para um sítio que é completamente fora da caixa”.

Esta peça é pensada para ser uma carta aos pais, mas também algo com que os filhos se identifiquem. E é o ponto de partida para uma estratégia de geração de inscrições mais segmentada com base nos interesses de pais e filhos. Para essa fase, partiu-se da expressão portuguesa “ter o bichinho” de alguma coisa, para se criar um universo com pequenos bichinhos que representem cada área de ensino do TUMO. O resultado foram vários dark posts sociodemográfica e comportamentalmente segmentados, que chamam a atenção das pessoas para cada uma das áreas que o TUMO tem, e convida as pessoas a inscreverem-se.

A campanha chegou também às ruas esta semana e estará presente em diversos locais de Coimbra, Lisboa e Porto durante alguns períodos nos próximos meses, em diversas peças e formatos OOH.

A agência concebeu ainda materiais de comunicação para divulgação em parceiros TUMO, mas também ativações e espaço de locais TUMO que ainda prometem surpreender muita gente nos próximos meses.

As candidaturas podem ser feitas através do site, em https://tumo.pt/inscreve-te/.

Terça-feira, 01 Julho 2025 10:46


PUB