A rede TOMI Lisboa, um dos produtos de exploração publicitária da MOP, celebra agora uma década de operação na cidade. São 10 anos de inovação e compromisso na entrega de serviços e informação útil e oportuna, no momento certo. Ao longo deste tempo, os TOMI tornaram-se uma ferramenta essencial, no dia a dia de quem vive ou visita Lisboa.
Os números que a rede atingiu ao longo destes 10 anos refletem o impacto positivo que teve na comunidade: mais de 27 milhões de interações nos módulos “Procurar”, “Notícias”, “Eventos”, “Mobilidade”, mais de 20 mil eventos promovidos e mais de 2 milhões de fotos partilhadas por email. A função de city marketing, que permite aos utilizadores tirar fotos ou criar GIFs diretamente no ecrã, tornou-se uma das favoritas dos lisboetas e turistas.
Para além das funções para os utilizadores que andam pelas ruas de Lisboa, o TOMI tem ao dispor das entidades locais um analytics absolutamente inovador, com recurso a tecnologias avançadas de inteligência artificial, que permite recolher, monitorizar e correlacionar dados locais em tempo real, verificar padrões de utilização e de audiência e despoletar alertas pertinentes e informações úteis e oportunas.
Como diz Vasco Perestrelo, CEO da MOP, “esta tecnologia, criada, desenvolvida e disponibilizada na plataforma TOMI, demonstra o seu potencial como ferramenta essencial para ajudar as cidades a adaptarem-se, anteciparem as necessidades, otimizando assim o serviço público e a experiência urbana.”
E acrescenta: “os TOMI são muito mais do que mobiliário urbano interativo; são verdadeiros ‘concierges’ digitais. A sua capacidade de fornecer serviços e informação local é ímpar, destacando e recomendando eventos culturais, apontando os melhores estabelecimentos, sugerindo roteiros turísticos ou organizando coleções temáticas que ajudam a explorar Lisboa de forma única. O TOMI pode também emitir alertas importantes, que ajudam a proteger e a informar a população com alertas críticos geolocalizados, programaticamente definidos pela administração local.”
A acessibilidade é um pilar fundamental no TOMI. Foi projetado para ser inclusivo e servir todos os públicos, independentemente das capacidades físicas ou cognitivas. Uma interface intuitiva em permanente desenvolvimento e atualização, combinada com recursos únicos, garante que todos possam usufruir de uma experiência completa e sem reservas, ou limitações.
Ao longo desta década, a rede TOMI Lisboa conquistou reconhecimento nacional e internacional, comprovado por prémios de prestígio que destacam a sua excelência e inovação como ferramenta tecnológica inclusiva. Entre as distinções estão o “Produto do Ano” (AHRESP), o “Technical Innovation Award” (FEPE International), a certificação de “Solução Acessível” (ENAT) e o prémio de melhor solução e-Gov Smart Cities (WSCO), o prémio de Melhor Interface e Design Interativo (A’ Design Awards), entre outros. Estes prémios reafirmam o compromisso contínuo do TOMI em tornar as cidades mais inteligentes e ligadas às comunidades locais.
Como ferramenta, o TOMI tornou-se parte da vida da cidade. Durante estes 10 anos, foi o melhor amigo da cidade, fez parte do dia a dia dos cidadãos e turistas e ajudou-os a descobrir Lisboa, adaptando-se às suas necessidades. Foi e é uma parte ativa na evolução e transformação urbana.