Dos Beatles que serviram de banda sonora à década de 60 ao Maradona que agraciou os relvados nos anos 80 (e não só), a nova campanha do vinho do Porto Velhotes é uma viagem no tempo e em realidade aumentada.
Os 90 anos que a marca celebra em 2024 são assinalados na forma de uma experiência única, apenas disponível através de um código QR. A viagem, feita de década em década, pretende assinalar os marcos históricos desde a conceção de Velhotes, e a respetiva entrada no mercado, aos dias de hoje.
A campanha coincide com a época festiva e permite aos clientes que comprarem uma garrafa de Velhotes terem acesso a uma travessia digital, desde os anos 30 ao presente, feita com o habitual tom humorístico da marca que é líder de mercado no segmento em que atua. Dos faits divers da história aos grandes acontecimentos que determinaram o rumo do mundo, todos os momentos são acompanhados pelos três Velhotes que protagonizam a identidade da marca.
Para aceder à experiência imersiva, que celebra o passado da marca e a coloca na vanguarda, basta apontar a câmara do telemóvel para o código QR disponível na Caixa de Velhotes Tawny, fazer o respetivo scan e, posteriormente, com a câmara focar o rótulo da garrafa para, assim, ativar a dinâmica de realidade aumentada – cada década oferece uma experiência diferente, sendo que a animação pode ser partilhada com amigos e família.
A campanha entrou em vigor no final de outubro, mas é reforçada em dezembro com uma rede de mupis com 697 faces no Porto e em Lisboa, mas também em pontos estratégicos no Norte literal e interior. A isto somam-se 261 faces de doormedia, isto é, portas de loja, entre 4 e 17 de dezembro, em pontos de venda da grande distribuição.
A imagem dos vinhos do Porto foi renovada, em 2023, tirando partido do icónico retrato que faz parte do ADN de Velhotes – desde 1934 que três homens se sentam à mesa para beber um cálice de vinho do Porto, um Boticário, um Advogado e um Juiz. A renovação consistiu numa modernização da marca sem descurar a consistência do tom de comunicação – a roupagem mais contemporânea veio conferir-lhe o estatuto de um autêntico “Vintage moderno”.