O Top 10 das Apps finalistas é composto por Tradiio, Storyo, Hole19, Kuanto Kusta (aplicação usada para comparar preços de produtos em várias lojas do país), Muzzley (permite criar uma ‘smart home’), MyGON, MusicYou, Antivirus Pro para Android (cujo objetivo é manter os dados do utilizador em segurança), TOPDOX e Médicos & Farmácias (possibilita o rápido contacto com um médico português sem se deslocar a um hospital).
Também já se conhecem os finalistas da categoria de jogos; Infinity Loop, Smash Time, Raccoon Escape, Super Quiz Português, Shane Reaction! Zombie Dash, Parigami, Idle Town, Minimon 3D, Tower Slash e MegaRamp Skate & BMX FREE.
Os candidatos são avaliados por um júri externo em critérios como Design, User Experience,Proposta de Valor, Performance e Inovação. Segundo Paulo Trezentos, CEO da Aptoide, a App Awards pretende dar mais visibilidade e reconhecimento aos programadores portugueses.
Os vencedores são conhecidos dia 8 de novembro, no TOPO Martim Moniz, em Lisboa, e o grande vencedor ganhará até 10 mil euros em publicidade e duas semanas de destaque editorial em tráfego nacional.