A organização não-governamental (ONG) SOMA, sediada em São Tomé e Príncipe, é a protagonista do documentário que conta a história de jovens mulheres africanas que lutam pelo empoderamento feminino e contra as desigualdades, através do surf. A fundadora da ONG, Francisca Sequeira, assume ter ganhado a confiança da comunidade a partir desta modalidade e quer capacitar raparigas de várias idades através da mesma. As receitas das fotos vendidas pela Shutterstock, no âmbito deste projeto, revertem para a SOMA.
“Quando tomámos conhecimento desta realidade através da nossa agência criativa Coming Soon – que na altura estava a preparar uma campanha sobre a SOMA –, decidimos avançar e mostrar o trabalho desenvolvido pela ONG, mas também criar uma forma de angariar fundos que a tornasse sustentável a longo prazo”, afirma a Country Manager da Betclic em Portugal, Pureza Vasconcelos e Sousa. “Fizemos uma parceria com a Shutterstock Studios, que foi um parceiro crucial para aumentar a consciencialização global, mas também para reduzir a falta de representatividade de surfistas negras em imagens e vídeos a nível global”, acrescenta.
O diretor sénior de Produção da Shutterstock Studios, EMEA e APAC, Adam Barnett, explica que, em parceria com a SOMA e a Betclic, identificaram uma lacuna no mercado de conteúdos e trabalharam ativamente para resolver esse problema, “o que tem sido uma experiência incrivelmente rica e gratificante para todos os envolvidos”.