Pessoas verdadeiramente apaixonadas (comunidade de agentes, clientes e colaboradores), venda direta e produtos e serviços de excelência são os valores que guiam a Vorwerk, empresa que há 20 anos entrou no mercado português, afirma Laura Galhardo Simões.
“Em Portugal, esta paixão, aliada à determinação de fazer mais e melhor, assegurando que os nossos clientes veem sempre o retorno do seu investimento na Bimby®, leva a que sejam eles próprios os nossos principais promotores. Estes são os ingredientes de sucesso da marca no mercado nacional”, sublinha. A propósito do robot que revolucionou a forma de estar na cozinha, diz que é sinónimo de mais tempo livre, qualidade, robustez do produto e também qualidade da alimentação. “Com a Bimby® é mais fácil cozinhar de raiz e fazer em casa o que muitas vezes se compra no supermercado. Permite menor consumo de processados, menos desperdício de alimentos e mais poupança no orçamento familiar. Ter uma Bimby® em casa significa também partilhar, estar à volta da mesa em família e trazer de volta receitas e sabores de gerações mais antigas”, declara, salientando que o ato de cozinhar torna-se mais leve e divertido. “Há pessoas com determinadas opções ou condicionantes alimentares que puderam, mais facilmente, criar os seus próprios alimentos (bebidas vegetais, farinhas alternativas…). E há até quem tenha descoberto na Bimby® novos negócios, como empresas de bolos ou de pronto-a-comer. A Bimby® é sinónimo de tudo isto e de tantas outras coisas que cada um vai descobrindo com a própria experiência”, declara. Laura Galhardo Simões diz ainda: “Com a Bimby®, voltamos a juntar a família à mesa, reunindo modernidade e tecnologia com a tradição das receitas dos nossos avós”.
A responsabilidade social é uma preocupação constante da Vorwerk Portugal: “Se, por um lado, levamos muito a sério as oportunidades que damos a quem nos procura para trabalhar connosco fazendo parte da rede de vendas, por outro lado temos noção de que a Bimby® é uma ferramenta importante para inúmeras organizações, razão pela qual continuamos a apoiar lares, centros de dia, associações de apoio social, unidades hospitalares, escolas e unidades de multideficiência, entre tantas outras”.
Laura Galhardo Simões afirma, também, que sempre que possível, realizam ações de recolha de fundos e confeção de alimentos para distribuição a pessoas carenciadas e de apoio a organizações com esse propósito. “Já apoiámos a Comunidade Vida e Paz, a Liga dos Bombeiros, a ReFood, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Novo Futuro, a Coração Amarelo e várias outras instituições”, especifica. Declara, ainda, que a pandemia que se vive não suscitou alteração na forma como trabalham a nível de responsabilidade social. “Levamos a política de responsabilidade social muito a sério e somos muito ativos de forma silenciosa com inúmeras organizações e associações de apoio social, unidades hospitalares, escolas e unidades de multideficiência, entre tantas organizações com esse propósito”, refere, adiantando que têm recebido um maior número de pedidos de apoio de instituições a que tentam responder conforme as possibilidades. Concretamente sobre o apoio prestado a hospitais e IPSS, Laura Galhardo Simões esclarece que, por norma, consiste na oferta de equipamentos e acessórios Bimby®. “Se, para os hospitais é importante a trituração para as sondas de alimentação, para uma IPSS pode ser importante para a sensibilização e fornecimento de uma alimentação mais saudável, como ajuda na produção de bens para vender e gerar fundos complementares ou até para a capacitação dos utentes em termos de formação profissional”, destaca.
Na opinião de Laura Galhardo Simões, a pandemia contribuiu para aproximar as marcas do consumidor no sentido de melhor satisfazer as suas necessidades e proporcionar-lhe maior bem-estar. “No nosso caso, sem dúvida. As pessoas ficaram em casa, e a procura por marcas e produtos que simplificassem as suas tarefas e trouxessem ânimo aos seus dias aumentou, e, claro, sentimos um aumento da procura e da utilização da Bimby®”, frisa. Adianta que registaram um aumento dos acessos, partilhas e interações com os seus canais digitais e, sobretudo, dos acessos ao Cookidoo® – a plataforma digital de receitas. “Muitos dos nossos clientes aventuram-se a fazer em casa, em vez de comprar refeições já preparadas, algo que nunca tinham feito. Assistimos a um verdadeiro fenómeno com o pão, que foi claramente uma das receitas mais cozinhadas durante o confinamento. A procura de receitas, colocação de dúvidas sobre fermentação, massa-mãe etc. disparou e houve quem ficasse rendido, criando novos hábitos e rituais na sua cozinha”, frisa, acrescentando que a rede de vendas teve um papel crucial, mudou a forma de trabalhar do dia para a noite e passou a fazer um acompanhamento online muito próximo dos clientes.
No que se refere à eventualidade de marcas que se alheiem dos problemas da sociedade correrem o risco de serem penalizadas, a Director of Sales da Vorwerk Premium garante que os clientes são cada vez mais (e melhor!) informados, fazem cada vez menos compras por impulso e pesquisam bem as suas escolhas antes de investirem. “Por esta razão, acreditamos que as marcas não podem alhear-se do seu papel social, mas acreditamos que o devem fazer de forma transparente e sem objetivos comerciais.” Acrescenta que uma marca pode, inclusive, assumir-se como a imagem de uma causa, desde que adequada aos seus produtos e ao seu propósito. “No nosso caso, causas como o desperdício alimentar, a alimentação saudável, a redução e reutilização de embalagens, etc., são muito importantes”, frisa. Quanto ao marco diferenciador que em termos de sustentabilidade, e considerando o atual panorama pandémico, a VORWERK, uma empresa familiar com mais de 135 anos, gostaria de ver implementado com a sua assinatura, Laura Galhardo Simões identifica dois: o sanitário e o ambiental. “Para nós, faz todo o sentido reforçar apelos àquilo que é feito em casa, ao combate ao desperdício alimentar, ao consumo de alimentos da época, ao prazer de uma cozinha autêntica, verdadeira e saborosa e ao dar e receber presentes feitos em casa. E com a Bimby® é mesmo mais fácil!”, conclui.