O projeto de Hugo Aguiar irá competir com 19 empreendedores sociais de todo o mundo, que estarão frente a frente na capital holandesa. Antes, em março, o fundador da startup irá fazer parte de um programa de aceleração, de três dias, que visa permitir aos finalistas interagir em sessões de coaching one-to-one e desenvolver atividades de networking para ajudar a elevar os seus negócios.
O Speak foi criado com o objetivo de resolver o problema da exclusão social de migrantes. É um programa de partilha de conhecimentos linguísticos e culturais onde qualquer um se pode voluntariar para ensinar uma língua e cultura do seu conhecimento em troca da participação como aluno de uma nova língua e cultura.
“Neste momento, estamos a tentar escalar o Speak e torná-lo o mais ágil e replicável possível. Vencer este prémio traz-nos credibilidade e visibilidade, o que poderá aumentar o interesse em pessoas que querem abrir o Speak na sua cidade, mas também em organizações que podem ajudar essas pessoas interessadas em abrir o Speak na sua cidade”, diz Hugo Aguiar.