No âmbito desta ação, os utentes internados são convidados a escolher, em segredo, um profissional de saúde a quem gostariam de agradecer. A mensagem será transformada numa vela personalizada que será entregue pessoalmente pelos palhaços, criando “momentos de gratidão e ternura” entre quem cuida e quem é cuidado.
Simultaneamente, no Wonderland Lisboa, os visitantes são convidados a participar nesta corrente solidária, enviando uma mensagem especial a quem se encontra internado num dos nove hospitais parceiros da Palhaços d’Opital. A mecânica de participação consiste em fazer o scan do QR Code disponível no espaço, escolher um dos três postais digitais disponíveis, selecionar o hospital para onde quer enviar e, assim, as pessoas podem-se tornar no amigo secreto de alguém que precisa.
A diretora-geral da marca, Ana Cláudia Ruiz, explica que esta iniciativa “é sobre iluminar o coração de quem cuida, de quem é cuidado e de todos os que, por diferentes razões, vivem um momento mais frágil nesta época”.
Já a cofundadora e presidente da associação, Isabel Rosado, afirma que com o “Acende um Coração” a intenção é trazer aos hospitais parceiros “momentos de verdadeira luz”.
Para quem não tiver oportunidade de visitar o mercado natalício, a participação também vai estar disponível no Continente do Colombo e no Continente do Gaia Shopping, de 15 a 21 de dezembro.
Simão Raposo

