O estudo foi realizado no primeiro trimestre do ano por iniciativa do CMO Council. Dos respondentes, 41% trabalha em empresas B2B, 35% em empresas mistas (B2B e B2C) e os restantes em empresas B2C.
Dos inquiridos, 69% afirmou ainda que são considerados membros estratégicos da equipa de gestão das respetivas empresas e mesmo que a sua credibilidade e estatuto estão a aumentar na estrutura interna.
Mais de metade dos marketeers (54%) prevê que o orçamento de marketing aumente nos próximos 12 meses, sendo que 27% vão manter o nível de investimento e os restantes fazer cortes.
As áreas que deverão receber mais fundos são as relacionadas com o lançamento de novos produtos (54%) e construção da identidade de marca (53%).
Mas o maior crescimento no investimento deverá centrar-se na publicidade nas redes sociais (71%) e no vídeo online (71%).
O estudo verificou ainda que 55% dos marketeers pretendem contratar este ano, com 26% a planearem manter a equipa e 19% a equacionarem cortes.