Além do Grande Prémio, “Vive como se fosses uma alface do Lidl” valeu também à marca e às agências que trabalham a sua comunicação comercial Ouro em “Alimentação e Bebidas” e em “Comunicação Institucional”. O Lidl arrecadou um terceiro primeiro lugar na categoria “Distribuição e Restauração”, mas com outra campanha – “Eu é que descobri”.
No caso apresentado a concurso, e avaliado pelo júri presidido pela diretora de Marketing da Galp, Joana Garoupa, diz-se que esta campanha de comunicação se propunha resolver desafios ligados a uma área de negócio específica: os frescos, mais concretamente as frutas e legumes. E adianta-se que o Lidl “estava consciente” da importância estratégica deste setor e da necessidade de o fazer crescer dentro da sua marca.
“Para atingirmos os objetivos propostos, tínhamos de nos afastar dos códigos e convenções da comunicação da categoria. Procurámos trazer relevância contextual à campanha ao agarrarmos uma oportunidade alheia à marca que fazia um match perfeito com o que queríamos dizer: as ondas da Nazaré e a entrada de um swell de grandes dimensões, que trouxe muitos surfistas a Portugal”, enquadra a candidatura.
A solução “trouxe originalidade e frescura”: “A campanha destacou-se em todos os indicadores de comunicação. Uma simples alface conseguiu fazer com que a categoria de frutas e legumes crescesse a um ritmo superior ao da concorrência; duas vezes mais do que o total da empresa; e chegasse mesmo a ser um impulsionador das vendas totais do Lidl.”. Mas – sublinham – “houve algo maior do que as ondas da Nazaré. Os portugueses apropriaram-se dela e fizeram-na crescer de uma forma que nunca tínhamos imaginado”. E concluem: “É caso para dizer que vivemos como se não houvesse amanhã. Afinal, para as alfaces do Lidl não há mesmo”.
A Fullsix voltou a ser a Agência Criativa do Ano nos Prémios à Eficácia, título que foi seu em 2017, mas que, no ano seguinte, perdeu para a Fuel. Nesta XV edição, somou 58 pontos, correspondentes a um prémio Ouro, sete de Prata, dois de Bronze e ainda 29 casos finalistas.
A MediaCom conquistou, este ano, o título de Agência de Meios do Ano. Sucede, assim, à Arena Media, vencedora na edição de 2018. Para este título contribuíram os 36 pontos conseguidos por ter alcançado quatro prémios Ouro e dois de Bronze, a par dos 16 casos que colocou entre os finalistas.
Nesta edição, nove marcas repartiram os 16 prémios Ouro atribuídos. Assim, além dos três do Lidl, também a Galp venceu em três categorias – “Restantes Serviços e Administração pública”, “Ativação e Patrocínios” e “Comunicação Tática”, com a campanha “Leva Portugal a Peito”. O mesmo número obteve a ANP/WWF – em “Envolvimento de Comunidades”, “Low Budget” e “A Força do Bem”, com a campanha “The Longest Live Stream”, criada pela NOSSA.
Já o Turismo de Portugal obteve dois prémios Ouro, nas categorias “Transportes, Viagens e Turismo” e “Utilização Criativa de Meios”, com a “Onda Nova Iorque”, uma ideia da Partners.
Com um Ouro cada estão a Unilever (em “Saúde, Higiene, Beleza e Cuidado do Lar”); a KIA (“Produtos de Consumo Duradouro”); a Vodafone (“Telecomunicações e Media”), o Banco CTT (“Serviços Financeiros e Seguros”) e o Super Bock Group (“Novos Produtos e Serviços”).