O estudo inquiriu um grupo de entrevistados relativamente a série de anúncios “live test” lançados pela marca, questionando-os se ficaram interessados nos modelos da Volvo depois de verem os vídeos. A ação com o ator foi a menos eficaz, se comparada com outras que fizeram parte desta campanha.
Numa escala de um a cinco (sendo um discordo totalmente e cinco concordo completamente), o anúncio que trouxe de volta a conhecida espargata de Van Damme conquistou uma pontuação média de 2,4 pontos. No entanto, o vídeo teve mais de 70 milhões de visualizações no YouTube.
“Technician” foi considerado o anúncio mais eficaz, com uma pontuação de 2,9 pontos. O vídeo mostra um camião a passar por cima de um homem que está enterrado até ao pescoço. No entanto, este vídeo tem menos de um milhão de visualizações no YouTube.
A campanha de anúncios “live test” foram desenvolvidos pela agência Forsman & Bodenfors, um projeto que impulsionou a popularidade da marca Volvo.
Entre junho de 2012 e abril de 2014, os subscritores da página de YouTube da Volvo aumentaram de 3.500 para 90.000. O número de fãs da marca no Facebook cresceu de 16.000 para 330.000, enquanto o número de visitantes mensais do site europeu da Volvo Trucks aumentou de 175.000 para 300.000.
A pesquisa foi encomendada ao instituto de pesquisa do mercado alemão GfK, que entrevistou 2.200 empresas de transporte para análise. Metade dos inquiridos eram clientes da marca e a outra metade de concorrentes.
GFK entrevistou empresas em oito países diferentes – Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Polónia , Rússia e Brasil – entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014.