Este ano, a habitual gala de entrega de prémios mudou-se para o Café Teatro da Malaposta, tendo decorrido num formato híbrio, com algumas presenças em palco e ligações em direto às marcas e agências vencedoras. O Grande Prémio foi entregue em mãos, pela secretária-geral da APAN, Manuela Botelho.
A campanha vencedora arrecadou ainda dois galardões de Ouro, nas categorias “Telecomunicações e Media” e “Envolvimento de Comunidades” e um de Prata em “Utilização Criativa de Meios”.
Além destes dois, foram entregues outros 14 prémios Ouro: “Mais sabor, menos desperdício”, da Unilever (Alimentação e bebidas); “Pantene – O sonho”, da P&G (Saúde, Higiene, Beleza e Cuidado do Lar); “Uma Fotografia de 943km”, da Samsung Portugal (Produtos de Consumo Duradouro); “Oncologia”, da Ageas Seguros (Serviços Financeiros e Seguros); “Os Clientes do Lidl”, do Lidl Portugal (nas categorias de Distribuição e Restauração e Comunicação Institucional); “#Cantskiphope”, do Turismo de Portugal (Transportes, Viagens e Turismo); “Terra Nossa”, da Galp Energia S.A. (nas categorias de Restantes Serviços e Administração Pública e Ativação e Patrocínios); “REVITALIFT FILLER”, da L’Oréal Portugal (Novos Produtos e Serviços); “O Camião do Lidl” (Comunicação Tática); “O Press Certo”, da Stream and Tough Guy (Low Budget e Utilização Criativa de Meios); e “Álcool Gel e Super DOC” (A Força do Bem);
Intervindo na gala, o presidente da APAN, Tiago Simões, sustentou que, no atual contexto, as marcas têm desempenhado um papel muito importante como veículo de mensagens de esperança e de segurança. E comentou que a decisão de manter os prémios se revelou acertada, na medida em que este foi o segundo ano com mais participantes, o que mostrou a resiliência do setor e o poder da indústria.
Por sua vez, a presidente do júri, Mónica Serrano, afirmou eu esta edição “mostra que a comunicação tem efeito no negócio das marcas, mas também tem efeito na sociedade, em geral”, destacando que a comunicação “nunca foi tão importante como agora”.
Também a secretária-geral da APAN, Manuela Botelho, a quem coube entregar o Grande Prémio na sede da The Walt Disney Company em Portugal, partilhou a sua opinião de que esta edição foi a prova do “trabalho esforçado e vivido” de anunciantes e agências.
A gala foi conduzida pelos atores Pedro Luzindro, em palco, e Margarida Antunes, que acompanhou Manuela Botelho na deslocação até à entrega do galardão máximo.
Esta 16ª edição dos Prémios à Eficácia contou com o patrocínio da Cemark, da Adstream, da The Walt Disney Company, do YouTube e do Grupo Marktest, bem como com o apoio da Briefing.
briefing@briefing.pt