Para o título de Agência Criativa do Ano contribuiu o facto de a Fuel ter conseguido quatro prémios Ouro, dois Prata e dois Bronze, entre os 18 casos finalistas, o que perfez 46 pontos. Já a Initiative somou 30 pontos, tendo conseguido, nos 10 casos que chegaram à final, três prémios Ouro, dois Prata e um Bronze, o que lhe valeu ser Agência de Meios do Ano.
Os três prémios Ouro da Initiave foram conquistados com trabalhos para o mesmo anunciante, a Unilever Jerónimo Martins. Dois deles – em Alimentação e Bebidas e em Utilização Criativa de Meios – com a mesma campanha, “Pink and Black”, com criatividade da Fullsix. E o terceiro com Dove Derma Spa.
Já os Ouro da Fuel deveram-se sobretudo à campanha para o Museu Nacional de Arte Antiga: “Vamos pôr Sequeira no lugar certo” foi a mais eficaz nas categorias de Responsabilidade Social, Envolvimento de Comunidades e Restantes Serviços e Administração Pública. Prémios partilhados com o Público, o Grupo de Amigos do MNAA, a Fundação Millennium BCP e a RTP. A agência venceu também em Serviços Financeiros e Seguros, com “Na Caixa, com certeza”, campanha para a Caixa Geral de Depósitos em que também participaram a Havas Media, a Fullsix e a comOn.
No ranking das agências criativas, a BBDO foi a segunda mais premiada: conquistou Ouro em Produtos de Consumo Duradouro, em Ativação e Patrocínios e em Comunicação Institucional com uma única campanha, #smarteffect, para a Mercedes-Benz e em parceria com a comOn.
A JWT e a MEC venceram na categoria Telecomunicações e Media, com a campanha de Natal da Vodafone Portugal. Já a campanha de lançamento nacional do pequeno-almoço valeu à McDonald’s e às suas agências – TBWA, OMD, Fullsix e LPM – o primeiro lugar em Distribuição e Restauração.
Ouro foi também o prémio conquistado pela BAR em Internacionalização, com Ya Ya Facebook, um trabalho para a Wayfield. O mesmo prémio foi para a Havas WW, com a campanha “5 minutos#, para a Associação Salvador, na categoria Low Budget.