A DreamLab foi desenvolvida pela Fundação Vodafone Austrália, há três anos, para facilitar a investigação contra o cancro. O algoritmo foi, agora, reprogramado, de forma a ser utilizado no combate à Covid-19, nos países onde a Vodafone está presente: Portugal, Itália, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Roménia, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Gana e Lesoto.
A aplicação – explica a operadora – junta inteligência artificial e o poder de processamento dos smartphones, criando um supercomputador virtual com capacidade para analisar milhões de dados, enquanto estamos a dormir.
“Numa verdadeira luta contra o tempo, organizações e investigadores em todo o mundo procuram respostas para combater a pandemia Covid-19. É com enorme orgulho que lançamos a aplicação DreamLab em Portugal, a qual usa o poder de computação coletivo dos smartphones, para ajudar a acelerar a investigação na área da saúde, nomeadamente no cancro e no coronavírus. Este é o verdadeiro exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida das pessoas, e mais relevante se torna quando todos podem dar o seu contributo”, afirma o presidente e CEO da Vodafone Portugal e presidente da Fundação Vodafone Portugal, Mário Vaz.
A app pode ser usada em todas as redes, recomendando-se a utilização do Wi-Fi, sendo que os clientes Vodafone não serão taxados pelos dados móveis usados por esta aplicação.