A GMA arquiteta este livro da Viúva Lamego

“Viúva Lamego: Through the eyes of Siza Vieira” é o livro que a GMA Creative Firm criou para assinalar os 170 anos da marca de azulejos. Trata-se de uma edição limitada a 170 exemplares numerados, em que o arquiteto narra a história da empresa.

 

A colaboração da fábrica de azulejos com Siza Vieira foi o ponto de partida para a publicação, feita em exclusivo para o circuito não-comercial. São 160 páginas profusamente ilustradas, com textos em inglês.

“É uma viagem com o arquiteto pelos 170 anos de uma fábrica onde tudo ou quase tudo é feito à mão e à medida, permitindo conhecer cerca de duas décadas da sua colaboração com a marca, de que são exemplos projetos como o Pavilhão de Portugal e o Santuário de Fátima”, explica a agência.

“O que diferenciou este desafio foi a extensa pesquisa realizada, poder ouvir o arquiteto Siza Vieira, conhecer os processos da fábrica, e conseguir cruzar os seus exemplos com o que, de forma geral, a Viúva Lamego é capaz de oferecer a quem queira fazer história com ela: obras monumentalmente pormenorizadas ou detalhes executados com monumental perfeição. Aqui, nem um azulejo quadrado se pensa de forma quadrada”, afirma a sócia da GMA Creative Firm, Graça Martins.

“É nosso dever garantir que o legado que recebemos fica documentado, para que as gerações seguintes conheçam o nosso passado, presente e futuro”, sustenta o CEO da Viúva Lamego, Gonçalo Conceição. “Grande parte disso passa por dignificar o trabalho das equipas de pessoas talentosas que tornaram a Viúva Lamego o que ela é hoje. Este livro, que celebra uma das colaborações mais importantes que fizemos ao longo dos anos – e, seguramente, a mais relevante na área da arquitetura –, aproxima-nos da identidade e da história da fábrica, através das palavras do arquiteto Siza Vieira”.

briefing@briefing.pt

Quarta-feira, 08 Julho 2020 11:15


PUB