“Queremos promover a sustentabilidade a todos os níveis e, por isso, a nossa oferta de eletricidade 100% verde não está vinculada a nenhuma oferta comercial. Temos eletricidade renovável para todos os clientes, sem qualquer distinção”. O enquadramento é do CEO da Goldenergy, que alega, a propósito, que a empresa pratica “os preços mais justos do mercado”. Miguel Rodriguez Checa sublinha que toda a eletricidade comercializada pela Goldenergy provem de fontes 100% verdes, ou seja, fontes exclusivamente renováveis, que têm como base o sol, o vento ou a água. Mas as fontes podem ser diversas em cada período, esclarece, indicando que, em 2021, por exemplo, a energia eólica foi a que teve mais peso.
Entretanto, quando questionado sobre de que modo a Goldenergy fomenta o crescimento económico sustentável a nível local, explica que a empresa, já de âmbito nacional, continua, no entanto, a manter a sua sede em Vila Real, onde fomenta o emprego e onde assume um lugar cimeiro no ranking das empresas de Trás-os-Montes, destacando-se como a segunda das 500 maiores empresas da região e a primeira no ranking das maiores empresas do Distrito de Vila Real. “Além disso, investe noutras regiões de Portugal – estamos a aumentar a rede de lojas a nível nacional – com o objetivo de promover cada localidade como um ponto estratégico para a operação comercial da empresa”, adianta.
No que se refere ao cliente, Miguel Rodriguez Checa garante que se mostra também mais preocupado com a sustentabilidade. “Sem dúvida que sim. As pessoas, hoje em dia, dão uma grande importância à sustentabilidade e não só à sustentabilidade ambiental. Nos contactos diários que temos com os nossos clientes e do conhecimento que temos do consumidor, é fácil perceber como no seu dia a dia escolhem produtos e serviços que garantam ser defensores do ambiente, mas que sejam igualmente sustentáveis do ponto de vista económico e social”, afirma, reconhecendo que há uma maior relação com as marcas que têm esta missão por se identificarem com os mesmos valores. Ainda neste âmbito diz que, atualmente, qualquer negócio, qualquer marca ou empresa deverá ter em conta que vencer num mercado competitivo, implica colocar em prática os valores da defesa ambiental. É isto que os consumidores procuram cada vez mais. “Por isso, contribuir para a defesa ambiental do planeta é meio caminho andado para qualquer empresa manter e captar clientes. Contudo, nada é possível sem a aposta num bom serviço ao cliente, numa relação próxima em que ele se sinta apoiado e esclarecido sempre que precisar e tenha acesso a todas as ferramentas para gerir de forma autónoma e fácil o seu contrato. Este investimento no cliente é um complemento à energia que o cliente procura”, frisa.
Miguel Rodriguez Checa diz, ainda, que em termos de conselhos sobre sustentabilidade, a Goldenergy promove, junto de cada pessoa, que é possível consegui-la através da escolha individual sobre a origem da eletricidade que se consome. Agir local é pensar global. Com base nesta linha de pensamento, a empresa tem vindo a fazer um trabalho de promoção da eletricidade de origem 100% verde. “Este é um objetivo essencial para a proteção do ambiente: chegarmos ao ponto em que a energia consumida tem por base a produção de eletricidade totalmente renovável. Este é o caminho que seguimos. É este o humilde contributo que queremos dar ao planeta e contamos com os consumidores portugueses para o colocar em prática, através da escolha acertada com uma ação tão simples, mas com muito impacto para todos”, refere. A propósito, o gestor sublinha que a sustentabilidade é um garante em termos de futuro para a Goldenergy. “É aí que nos posicionamos, na defesa da sustentabilidade através dos nossos produtos e serviços. Porque a sustentabilidade é o presente e o futuro, e o que os consumidores procuram cada vez mais, principalmente as novas gerações”, garante. Nota também para o facto de, no dia a dia, na relação direta com clientes, colaboradores, fornecedores, entidades institucionais e outras empresas, a Goldenergy assumir em permanência 7 dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a saber: Energias Renováveis, Cidades/Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis, Combate às Alterações Climáticas, Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade, Trabalho Digno e Crescimento Económico, e Igualdade do Género. “Focamo-nos nestes objetivos concretos porque acreditamos que todas as pequenas mudanças de comportamento no nosso dia a dia ajudam a chegar ao objetivo final que é ter um mundo melhor, mais sustentável, onde as pessoas percebam que a Terra e a Natureza não são recursos que o Homem tem apenas para explorar em seu benefício, mas que o meio ambiente deve ser onde o Homem deve estar integrado, conviver com o mesmo e garantir que deixa um mundo melhor para as próximas gerações”, frisa. Neste âmbito, Miguel Rodriguez Checa relembra que a origem da eletricidade comercializada pela Goldenergy, a aposta em painéis solares fotovoltaicos e na mobilidade elétrica, o facto de mais de 50% dos colaboradores serem do género feminino, e os benefícios e a cultura organizacional da empresa lhe permitirem ser um great place to work, são exemplos práticos de como reflete os ODS em tudo o que faz. De acordo com a política de sustentabilidade seguida, a empresa decidiu, no plano do desporto, apoiar a prática de surf, decisão justificada da seguinte forma: “Encontrámos no surf um desporto completamente em linha com a nossa visão de respeito pelo ambiente, uma vez que este desporto é conhecido pela sua componente ecológica em que os praticantes demonstram uma enorme preocupação com a Natureza.” A Goldenergy, prossegue, identifica-se com esta linha de pensamento e com a relação da água como uma fonte de energia (hídrica). Além do mais, no âmbito do surf, a empresa apoia alguns projetos de responsabilidade social, promovidos por cada parceiro, o que permite ter a melhor combinação.