A lista de objetivos a atingir pela DNI inclui a promoção do diálogo entre os setores da tecnologia e da produção de notícias e a integração de outros publishers e entidades jornalísticas do continente europeu.
“Através da Digital News Initiative, a Google irá trabalhar lado a lado com publishers de notícias e organizações de jornalismo para ajudar a desenvolver modelos mais sustentáveis para o setor da produção de notícias”, explica o presidente das Relações Estratégicas da Google na Europa.
A DNI irá focar-se em três áreas chave: desenvolvimento de produtos (aumentar receitas, tráfego e envolvimento com as audiências), apoio à inovação (doação de 150 milhões de euros para projetos de jornalismo digital) e, ainda, formação e investigação (novas ferramentas para jornalistas e parcerias com organizações de jornalismo).
Ainda no âmbito da investigação, a Google compromete-se a atribuir bolsas de investigação académica na área do jornalismo computacional e a estender à Europa do programa Google Journalism Fellowships.