A Google criou uma aliança de jornalistas

Chama-se Digital News Initiative (DNI) e tem como missão apoiar o jornalismo de alta qualidade na Europa, através da tecnologia e da inovação. Desta aliança criada pela Google já fazem parte títulos como o El País, The Financial Times e La Stampa, e ainda organizações europeias de jornalismo como o European Journalism Centre e a Global Editors Network.

A lista de objetivos a atingir pela DNI inclui a promoção do diálogo entre os setores da tecnologia e da produção de notícias e a integração de outros publishers e entidades jornalísticas do continente europeu.

“Através da Digital News Initiative, a Google irá trabalhar lado a lado com publishers de notícias e organizações de jornalismo para ajudar a desenvolver modelos mais sustentáveis para o setor da produção de notícias”, explica o presidente das Relações Estratégicas da Google na Europa.

A DNI irá focar-se em três áreas chave: desenvolvimento de produtos (aumentar receitas, tráfego e envolvimento com as audiências), apoio à inovação (doação de 150 milhões de euros para projetos de jornalismo digital) e, ainda, formação e investigação (novas ferramentas para jornalistas e parcerias com organizações de jornalismo).

Ainda no âmbito da investigação, a Google compromete-se a atribuir bolsas de investigação académica na área do jornalismo computacional e a estender à Europa do programa Google Journalism Fellowships.

briefing@briefing.pt 

Terça-feira, 28 Abril 2015 10:38


PUB