“As inscrições só acontecem quando um bom trabalho existe”, afirma, numa breve entrevista ao Briefing.
Briefing | A Leo é a agência portuguesa com mais trabalhos inscritos. Acaso ou estratégia?
Luciana Cani | Eu diria que é resultado de um trabalho reconhecido na rede. Tínhamos mais trabalhos do que budget para inscrever este ano. Mas a Leo Burnett promove o GPC (Global Product Committee) a cada três meses, onde diretores criativos da Leo Burnett do mundo vão julgar os trabalhos feitos na rede. E estes recebem uma nota. Os trabalhos com maiores notas têm as inscrições garantidas pela Leo Burnett Worldwide para todos os maiores festivais internacionais.
Nós obtivemos as maiores notas neste ano. Por isso, conseguimos ter todos estes trabalhos inscritos.
Briefing | Com que expectativas parte para Cannes, sobretudo depois dos prémios já ganhos por dois dos projetos mais recentes, o do Indie e o Carma?
LC | Todos sabemos que ganhar é o objetivo, mas que nunca nada é garantido em Cannes. Não importa os resultados anteriores.
Seria maravilhoso ter o reconhecimento em Cannes mas o que vale é que independente de qualquer coisa, temos um trabalho do qual nos orgulhamos. Vejo que a minha equipe está feliz com o que produziu neste ano.
E eu mais feliz por ver que foi o primeiro ano em que as ideias vieram de todos os lados. Todos estão envolvidos em um ou outro projeto. Ou seja, para Cannes, todos estão com chances.
Briefing | A que atribui o aumento do número de inscrições nacionais?
LC | As inscrições só acontecem quando um bom trabalho existe. Com os preços das inscrições é preciso ter critério e acreditar naquilo que se está a colocar lá. Por isso, acho que, apesar de um ano difícil, muitos bons trabalhos apareceram em Portugal. Pude comprovar isto como jurada no CCP.
Briefing | O que pode um Leão de Cannes fazer por uma agência?
LC | Em primeiro lugar, reconhecer o potencial criativo de uma agência. Isso faz com que os criativos tenham orgulho de trabalhar aqui, faz com que outros criativos tenham vontade de vir. Faz com que o escritório ganhe destaque na rede. E isso tudo posiciona a agência com um perfil criativo forte que atrai clientes que valorizam e apostem em grandes ideias.
Fonte: Briefing