A NOS canta a outro e não ao mesmo

Músicos que nunca se cruzaram trocam canções e criam novos mundos sonoros. É esta a proposta do “NOS Canta a Outro e Não ao Mesmo”, um projeto intimista e multicanal, que celebra a diversidade da música portuguesa e reforça a ligação da marca a este território. O primeiro episódio estreia esta quinta-feira, com um encontro entre Lena D’Água e Milhanas. O diretor de Marca e Comunicação da NOS, António Fuzeta Da Ponte, enquadra o formato que contou com criatividade d’O Escritório.

A NOS Canta a outro e não ao mesmo

Briefing | Em que consiste o “NOS Canta a outro e não ao mesmo”?

António Fuzeta da Ponte | O “NOS Canta a outro e não ao mesmo” é um projeto de música para todos, onde músicos portugueses de diferentes universos musicais se encontram para explorar novos diálogos sonoros e surpreender o público com interpretações inéditas e inesperadas. Um projeto único e diferenciador com um alinhamento eclético, que reúne artistas consagrados e talentos emergentes, para celebrar a diversidade da música portuguesa.

Com duas temporadas, num total de 12 episódios lançados quinzenalmente, a primeira temporada vai contar com nomes como: Ana Lua Caiano, David Bruno, Lena D’Água, Milhanas, Romeu Bairos, e Samuel Úria. Para os escolhermos, contamos com a curadoria de Henrique Amaro, um dos mais respeitados divulgadores da música portuguesa, e Fred Pinto Ferreira, produtor e baterista dos Orelha Negra.

Cada artista irá interpretar as músicas do outro, convidando-o a fazer o mesmo. Um formato que passará de artista em artista, num ciclo contínuo de partilha e admiração mútua, onde nunca se canta ao mesmo, mas sempre a outro.

Tudo se desenrola num espaço onde a música, na sua forma mais crua e autêntica, pode ser apreciada – o estúdio do Fred. Um espaço intimista, descontraído e autêntico comum a todos, e onde a diversidade e a ligação genuína entre artistas são mais valorizadas que nunca.

As atuações ao vivo são registadas em vídeo, e permitem uma imersão completa no que está a acontecer, além de facilitar a partilha. A produção simples, muitas vezes com pouca edição, é muito genuína e real. Vamos partilhar muitos outros conteúdos com cada episódio, desde o processo criativo aos convites aos artistas. Este formato visual e dinâmico vai atrair, não só os fãs de música, mas também aqueles que simplesmente apreciam consumir conteúdo com um toque mais pessoal e direto.

O ‘NOS Canta a Outro e Não Ao Mesmo’ é um projeto inédito, multicanal, que ganha especial importância no contexto atual da cultura pop, onde o digital tem, cada vez mais, um papel fundamental na forma como a música é consumida e distribuída.

Quantas sessões terão lugar e em que datas?

Vamos lançar 12 episódios numa base quinzenal, às quintas-feiras, às 21 horas. Ou seja, é algo que vai durar, pelo menos, o ano todo. Além destes episódios, iremos criar uma série de conteúdos complementares, com os bastidores, os convites aos artistas, o processo criativo. No fundo, vamos ter novos conteúdos a estrear todas as semanas.

Quais os objetivos do projeto?

O ‘NOS Canta a Outro e Não Ao Mesmo’ surge com o objetivo de fortalecer e reforçar o apoio e a ligação da NOS ao território da música, porque queremos estar onde as pessoas estão e levar a emoção da música ao maior número de pessoas. Queremos contribuir para criar a maior comunidade de fãs de música, testando novos formatos de conteúdos digitais, e disponibilizando conteúdos exclusivos, que acrescentam valor a esta experiência e amplificam a relação da marca com os artistas, e com a música de qualidade que se faz em Portugal.

De que forma se insere este projeto na estratégia de marketing da NOS?

A NOS é muito mais do que uma operadora de telecomunicações. Somos líderes em distribuição e exibição de cinema, temos conteúdos, temos soluções de inteligência artificial, de tecnologia variada. No fundo, colocamos a tecnologia ao serviço de todos e ligamos todos às suas paixões. A NOS está na música para que todos vivam momentos únicos, ligados entre si e com uma amplificação de todas as emoções.

Este projeto é uma forma de consolidarmos ainda mais a nossa, já muito sólida, presença no território da música, elevando-a a um novo patamar. Queremos criar conteúdos que sejam relevantes para as pessoas e que possam gerar novas conversas entre elas.

Por outro lado, acreditamos que a cadência de partilhas e a forma genuína de cada conteúdo, muito simples, descontraído e intimista, vai incentivar partilhas, permitindo-nos fazer parte do dia das pessoas, e aproximando-nos, ainda mais, dos portugueses.

Em que medida é o território da música importante para a NOS?

A música é um lugar natural para a NOS, enquanto marca que tem o propósito das ligações e que liga todas as pessoas às suas paixões. Este é um território importante, repleto de ligações positivas e contagiantes. Temos muito orgulho em ser uma marca portuguesa, que ajuda a promover a música portuguesa e que a celebra, de forma ímpar.

Temos um histórico do qual nos orgulhamos, estamos com o NOS Alive, desde a primeira hora, anunciámos, ainda esta semana, que somos o parceiro tecnológico do Festival Tremor, nos Açores, e estamos a reforçar fortemente a nossa associação à música.

Passamos a comunicar a música o ano todo e não apenas durante o NOS Alive. Vamos criar dezenas de conteúdos, (desde as atuações, ao processo criativo, e aos pormenores dos bastidores) e comunicar todas as semanas com as pessoas.

Sofia Dutra

 

Quinta-feira, 10 Abril 2025 10:12


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