Do encontro entre chefes locais e chefes convidados resultam os Menus Espírito do Lugar, servidos à mesa de vários restaurantes da região. Sopa na panela de ferro, cabrito estonado em forno de lenha, couve recheada com migalhada de chanfana, broa de enchidos, canja de pato do rio, tigelada da terra com geada, crocante de nabada de Semide, são algumas das iguarias a degustar.
“Os menus foram preparados tendo em conta as ligações territoriais e os lugares, estando muito relacionados com o mais autêntico de cada aldeia. A Xisto Week vai ter criações únicas que resultam de uma troca de experiências entre os chefes dos restaurantes e os chefes convidados que, para esta iniciativa, fizeram uma investigação imersiva que resultou depois numa cocriação destes menus. Queremos sobretudo celebrar a gastronomia, os sabores genuínos, a vida”, diz Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
Além dos menus Espírito do Lugar, disponíveis em permanência nos restaurantes, em alguns dias o chefe convidado junta-se ao chefe residente para um jantar especial a quatro mãos, demonstrando in loco como se confecionam os pratos e revelando alguns segredos e histórias deste menu exclusivo. O primeiro jantar está marcado para 3 de fevereiro, no Restaurante O Buke, do Villa Pampilhosa Hotel. Juntos estarão o chef residente Flávio Silva, com o chef convidado Vasco Lello.