A proximidade é o trunfo da Alves Bandeira. O Pedro explica

Com 40 anos de história, 160 postos de abastecimentos no País e cerca de 5% de quota de mercado nos combustíveis, a Alves Bandeira recorre a uma “estratégia de proximidade, atendimento e serviço de excelência”, aliada à criatividade, para se destacar das multinacionais. Quem o diz é o diretor de Marketing, Pedro Mascarenhas, que apresenta ainda o novo programa de fidelização da marca, o “Pontos AB”, e aborda as iniciativas de responsabilidade social.

 

Briefing | “Pontos AB” é o novo programa de fidelização da marca. O que motivou esta campanha?

Pedro Mascarenhas | O programa “Pontos AB” vem reforçar o posicionamento de proximidade da Alves Bandeira com o cliente dando-lhe ainda mais motivos para se relacionar com a marca. O objetivo deste programa é, assim, unirmos os pontos, somando um conjunto de vantagens únicas, a pensar nos atuais e novos clientes. Temos claro o nosso propósito: que os portugueses nos vejam sempre como “um amigo no seu caminho”.

Tendo como base uma mecânica de premiação pelos consumos realizados em produtos de loja e combustível, o programa “Pontos AB” atribui pontos por abastecer e adquirir produtos nas lojas Bluemarket.

Por cada abastecimento nos postos Alves Bandeira aderentes ao programa e em compras nas lojas de conveniência Bluemarket, acumulam-se pontos. Explicando ponto por ponto, 1 litro de combustível equivale a 10 pontos no cartão, ou 5 pontos, no caso da apresentação do cartão abFrota, e por cada 1 euro gasto em loja, recebe 5 novos pontos.

Os pontos depois podem ser convertidos em descontos nos postos e lojas Bluemarket e, também, nos mais de 15 mil produtos disponíveis na loja online. Além disso, se o abastecimento for igual ou superior a 25 euros, o cliente fica habilitado ao sorteio mensal de mil euros em combustível e a um automóvel no final do ano.

Qual é o posicionamento da empresa no mercado?

O Grupo Alves Bandeira é composto por 16 empresas, tendo como negócio core o fuel, ou seja, combustíveis. Neste setor, opera com duas empresas: Alves Bandeira e Petroibérica. A Alves Bandeira é a empresa responsável pela gestão e operação da rede de postos e lojas Bluemarket e também pelo negócio de cartões de fidelização para empresas – frota – e cliente final – Pontos AB. A nossa oferta de vários produtos complementares ao negócio auto permite-nos hoje ter uma oferta 360º para este segmento. Atualmente, a nossa quota de mercado nos combustíveis ronda os 5% o que comprova a nossa posição e o trabalho que temos vindo a fazer ao longo dos últimos anos, nos mais de 160 postos que temos espalhados pelo País.

Em relação a aspetos diferenciadores da Alves Bandeira para as restantes empresas concorrentes, destacamos os nossos valores, os nossos colaboradores, a nossa política de proximidade e responsabilidade social. Somos transparentes nas relações que criamos e isso gera confiança. Além disso, somos uma marca com mais de 40 anos de história, que hoje se pode orgulhar do caminho que juntos fizemos.

A proximidade com as comunidades faz parte da identidade da Alves Bandeira. Neste setor, e tendo em conta o crescimento da marca, de que forma é criada e mantida esta relação?

O nosso principal “trunfo” é continuarmos a ser sempre fiéis aos nossos princípios. Não queremos ser os maiores, mas sim os melhores em cada zona onde estamos presentes.

A nossa preferência passa pela cooperação e pelas parcerias locais e não pela competição direta com o preço dos nossos concorrentes. Apostamos na proximidade local e na relação com o cliente que nos visita, tendo uma forte equipa de vendas com mais de 60 comerciais que apoiam esse trabalho dia a dia. Além disso, valorizamos a relação que construímos e o serviço de excelência que oferecemos aos clientes com uma resolução rápida de eventuais problemas.

Inserida na responsabilidade social da empresa, está também a campanha “Heróis sem Capa”. Têm outras iniciativas deste género pensadas para o futuro?

Sendo a Alves Bandeira uma empresa 100% nacional e tendo uma posição maioritariamente nas regiões periféricas dos centros urbanos ou cidades e vilas com menor densidade populacional, o nosso foco em termos de Responsabilidade Social tem-se pautado sempre por uma ajuda constante à população, através de centenas de patrocínios e apoios, que nos chegam diretamente à sede ou através dos nossos postos.

Dada a nossa proximidade, os gestores de postos são pessoas que procuramos sempre que sejam da região, com carisma e bom relacionamento com a população. Isto posiciona-nos como uma empresa que conhece a realidade local, possibilitando-nos ajudar ao máximo as associações desportivas, culturais, ou recreativas, desde que se enquadrem nos valores Alves Bandeira.

É esta nossa proximidade que nos permite também ter uma relação muito forte com as Corporações de Bombeiros locais onde temos os nossos postos. Desde sempre que ajudamos as Corporações, inclusive o fundador da Alves Bandeira, senhor Cassiano, fez parte de uma Corporação de Bombeiros o que permitiu incutir no grupo o reconhecimento da ação “Heróis Sem Capa” desde sempre.

Além disso, temos também um programa chamado “AB Vantagem” que assenta num protocolo realizado com instituições – como é o caso dos Bombeiros –, através do qual os associados da Instituição passam a ter um cartão de desconto nos postos Alves Bandeira. Além disso, a Instituição recebe 0,01 euros a 0,02 euros por cada litro abastecido. Em suma, esta é mais uma forma de interagirmos localmente, levando benefícios diretos para a população e instituição.

Quais os desafios, em termos de promoção e marketing, para uma marca 100% nacional que concorre com empresas multinacionais?

Efetivamente, não é fácil, como a maioria das empresas nacionais em outros setores. Mas os mais de 40 anos de história e crescimento mostram que temos conseguido diferenciar-nos da concorrência, através da nossa estratégia de proximidade, atendimento e serviço de excelência. E claro, a isto tudo temos de acrescentar uma boa dose de criatividade e também de novos produtos e serviços que acrescentem valor ao cliente final.

Atualmente, há cerca de 160 postos de abastecimento. Estão previstas novas aberturas para este ano?

Com uma rede de cerca de 160 postos pretendemos, no próximo triénio, chegar às 200. Temos algumas propostas em análise e, inclusive, iremos abrir um posto em Albergaria-a-Velha com um conceito diferenciador, onde teremos muito mais que uma loja. Para já, ficamos por aqui, mas estão convidados para a inauguração a acontecer ainda até ao fim deste ano.

Em que se baseia a estratégia expansão da marca?

A expansão é sem dúvida um dos objetivos da Alves Bandeira. O crescimento da rede para a Alves Bandeira, assim como em outros negócios de distribuição, é, sem dúvida, um fator determinante que nos permite abrir novos mercados e chegar a novos clientes.

O posto de abastecimento, e em especial os da AB, funcionam como um serviço à população local que vive em seu redor, que passa diariamente pelo posto ou aqueles que estão apenas de passagem. Isto porque, além de combustível, os nossos postos oferecerem serviço de cafetaria, alimentação, bebidas, bazar – oportunidades –, lubrificantes, imprensa, acessórios auto, entre outros.

Para os clientes frota, que são um segmento muito importante no nosso negócio, o crescimento da nossa rede tem sido também determinante na escolha pela nossa marca, associado a fatores de diferenciação que possuíamos como a proximidade, atendimento personalizado, linha de apoio dedicada e um serviço de excelência a este setor.

 

mcarneiro@newsengage.pt

 

Quarta-feira, 31 Julho 2019 11:28


PUB