E no top 3 nacional Lisboa é rainha absoluta, pois, com 538 canções, deixa as “rivais” a grande distância. “Cheira a Lisboa”, imortalizada por Amália Rodrigues, e “Lisboa Menina e Moça”, de Ary dos Santos e Paulo de Carvalho, pontuam entre as combinações encontradas nesta pesquisa.
A cidade dos estudantes garantiu o segundo lugar, mas com apenas 49 canções, em que emergem novamente versos cantados por Amália – “Coimbra é uma lição de sonho e tradição”.
E em terceiro está Sintra, que não é cidade, mas sim vila, mas, ainda assim, inspirou 44 canções. Uma delas “A Casa em Sintra”, na voz dos Delfins.
Nova Iorque é, no entanto, a clara vencedora deste ranking, com mais de 30 mil menções. Paris e Londres, com 20 mil e 15 mil referências, respetivamente, completam o pódio global.
Roma, Nova Orleães, Miami, Berlim, Atlanta, Houston e Tóquio são as cidades que perfazem o top 10. No ranking mundial, Lisboa é 57ª.
Para chegar a estes resultados foram pesquisadas mais de 14 milhões de letras, tendo sido feita a correspondência com mais de 300 cidades, cada uma delas em seis idiomas diferentes.
briefing@briefing.pt