A campanha foi inspirada em “histórias reais de clientes”, “contadas na primeira pessoas”. O filme conta a história de Edgar Oliveira que está em busca de um Toyota antigo, que tinha sido do seu pai e que guardava memórias de alguns dos seus melhores momentos da infância. Encontrou-o e recuperou-o, terminando o filme com a ideia de que “a Toyota veio para ficar com a família”. Além do filme para TV, a agência criou o site 50anos.toyota.pt onde é possível conhecer mais histórias.
O slogan agora recuperado, teve a sua origem em 1969, tendo sido criado pela Sonarte, de Artur Agostinho. Era “A Toyota vem para ficar”, mas foi adaptado ao longo dos anos: em 1971 passou a “A Toyota veio para ficar” e dois anos depois foi complementado com “e ficou mesmo”. Tornou-se “num dos mais duradoiros slogans portugueses”. A Toyota quer agora “dar continuidade a este legado e apresentar aos novos públicos os valores que a definem: centrados nas pessoas”. “Queremos afirmar que a Toyota veio para ficar…consigo”, frisa Ricardo Amaral, diretor de Marketing da marca.
A direção criativa da campanha ficou a cargo de Sónia Leitão e o filme foi realizado por Dieter Primig.
briefing@briefing.pt