Com esta aplicação, a televisão fica bloqueada até que as crianças consigam completar, com sucesso, o plano de estudo definido pelos pais. São eles que controlam e decidem os dias, as horas e o número de perguntas que querem que os filhos respondam.
O conteúdo, nesta fase de lançamento é focado na disciplina de Matemática, e está alinhado com o Programa Curricular do Ensino Primário. Segundo a Vodafone, é desenvolvido por uma equipa pedagógica formada por professores do Ensino Básico do 1.º ciclo e vai sendo disponibilizado ao longo do ano letivo.
Na primeira utilização, o aluno cria uma personagem, define o ano de escolaridade que frequenta e o domínio da matemática que se pretende explorar. As questões são, depois, selecionadas automaticamente pela Studo tendo estas variáveis em conta.
Por cada resposta correta ganham-se pontos, fazendo-se assim evoluir a personagem ao ritmo do desempenho de cada um na aplicação. Quando a resposta está errada, a Studo fornece ajuda para melhorar a compreensão da matéria.
Idealizada por um docente do Ensino Básico, João Tiago Martins, “que durante anos ouviu os encarregados de educação queixarem-se do efeito hipnotizador que a televisão exerce sobre os alunos, roubando-lhes, assim, tempo e dedicação para as tarefas escolares”. A Studo nasce no Vodafone Power Lab, a competição da operadora para captar ideias criativas, sendo depois desenvolvida em parceria com a Carbon.