A “Ufesa faz uma casa” e Angie Costa é o “match perfeito”

A Ufesa foi uma das marcas que “mais cresceu” no ano passado no setor dos pequenos eletrodomésticos em Portugal, o que levou a uma presença mais forte nas redes sociais, a uma nova assinatura – “Ufesa faz uma casa” –, e a apostar no marketing de influência com Angie Costa como primeira embaixadora. Em entrevista à Briefing, o diretor da insígnia no País, Nuno Caridade, adianta que o objetivo era “encontrar alguém que falasse a um público jovem e que estivesse nesta fase de ‘fazer uma casa'”, acabando por coincidir com a altura em que a influenciadora comprou a sua primeira.

Briefing | O que levou a Ufesa a apostar no marketing de influência?

Nuno Caridade | O mercado e a forma como se comunicam as marcas tem mudado muito ao longo da última década e o marketing de influência tem cada vez mais preponderância. A marca Ufesa foi, o ano passado, uma das marcas que mais cresceu no setor dos pequenos eletrodomésticos em Portugal e, como tal, fez-nos sentido apostar, este ano, numa presença mais forte para dar continuidade a este crescimento. Apostámos numa nova assinatura, “Ufesa faz uma casa”, numa presença mais forte nas redes sociais, em media relations e no marketing de influência, com criadores que falem aos nossos targets.

Porquê a Angie Costa para primeira embaixadora da marca? Que valores ou características da influenciadora se alinham com os da marca?

Quando começámos a definir o perfil da pessoa que queríamos para embaixador/a, o objetivo era encontrar alguém que falasse a um público jovem, que estivesse nesta fase de “fazer uma casa”, para que pudéssemos fazer parte dessa etapa e ajudar a tornar as suas casas mais funcionais. O momento coincidiu com a altura em que a Angie anunciou que tinha comprado a primeira casa. Sendo a nossa nova assinatura “Ufesa faz uma casa”, achámos que era o “match” perfeito e lançámos-lhe o desafio, que foi aceite.

A parceria com a influencer é de longo prazo? Existem planos para colaborações futuras com outras figuras públicas?

Pretendemos ter a Angie Costa connosco durante muito tempo, para que nos ajude a reforçar o posicionamento e a promover a imagem da Ufesa em Portugal como uma marca de confiança que não só “faz uma casa”, como a torna num autêntico lar. Por agora, temos apenas pensadas ações com a Angie. Temos, no entanto, vários amigos da marca com quem colaboramos regularmente.

Como a Ufesa está a adaptar a sua estratégia de marketing ao digital e às redes sociais?

Apesar de ser uma marca com 61 anos, na Ufesa, estamos sempre à procura de inovar. Não só na tecnologia dos nossos produtos, trazendo funcionalidades únicas e que facilitam o dia a dia dos seus utilizadores, como na forma como chega aos vários públicos-alvo.

A forma como comunicávamos quando começámos é muito diferente da de hoje. Sabemos que, atualmente, os olhos estão postos no digital, por isso, percebemos que devíamos apostar a nossa comunicação no local onde o mundo inteiro está.

Não inovamos só na forma como falamos, estamos também a criar novos momentos com parcerias que acrescentam valor à marca e aos consumidores. Por exemplo, recentemente, unimos esforços com o Grupo Abegoaria, no lançamento do nosso novo saca-rolhas, para facilitar um grande prazer da vida: abrir uma boa garrafa de vinho em menos de dez segundos.

 Quais as ambições e expectativas para o fecho do ano?

Esta altura do ano é, como na maioria dos mercados, um dos principais momentos de venda do ano, pois temos a Black Friday e o Natal e, este ano, queremos superar os bons resultados de 2023.

A primeira campanha com a Angie será já na Black Friday e estamos a preparar algo muito especial para o Natal. Estamos cada vez mais próximos dos nossos clientes, queremos ser um aliado no seu dia a dia, desde a campanha do regresso às aulas, em que com a Worten criámos um pack especial para quem sai de casa e vai para a universidade numa cidade longe da sua, pudesse começar “a fazer uma casa” com conforto e menos investimento.

O conforto do lar sempre foi uma prioridade da marca, a nossa nova assinatura só nos torna mais vocais e estamos determinados em ser cada vez mais presentes na mente e nas casas dos portugueses.

Carolina Neves

Terça-feira, 12 Novembro 2024 12:50


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