O hub tecnológico que assegura a transformação digital do grupo Volkswagen é formado por três tech units, enfrentando “grandes desafios na atração e retenção de talento no mercado”. Para a By, o principal objetivo consistiu em construir uma cultura organizacional uniforme para estas três unidades, através de uma experiência de marca consistente. A redefinição do posicionamento da VWDS foi estrategicamente trabalhada ao nível da assinatura, tone of voice, património gráfico, cromático, fotográfico, e arquitetura de marca das diferentes tech units que passaram a comunicar com o claim comum “A Tech unit of VWDS”.
O foco esteve igualmente no Employer Branding da marca, com a criação de iniciativas destinadas à divulgação do novo posicionamento e reforço de uma cultura interna transversal, “mais integrada, coesa e com uma atitude criativa, pioneira e aventureira”.
O novo site reflete e reforça esta cultura, oferecendo ainda um espaço para a criação e partilha de conteúdos pelos colaboradores da VWDS.
O novo posicionamento viu-se traduzido também no lançamento de uma campanha de recrutamento, e na gestão da presença digital nas redes sociais com a Performance Sales.
“Esta aposta no reposicionamento da comunicação da VWDS com o WYgroup foi um ponto fulcral na transformação e reforço da cultura organizacional e o seu reposicionamento no mercado”, comenta o Head of Marketing & Communication @ Volkswagen Digital Solutions, Rui Martins.
“Explorar novos caminhos na comunicação e arriscar é uma característica comum entre a By e a VWDS, e como tal, esta parceria com a VWDS tem sido entusiasmante. É gratificante estarmos lado a lado na redefinição de um caminho onde, no fundo, se inicia uma nova jornada na comunicação integrada de uma marca com tanta carga histórica”, acrescenta, por seua vez, a Head of Business Development da By, Luísa Manso.