“Quantos de nós já deram um mergulho no Tejo?” questiona Rodrigo Rodrigues, partner e strategic ideator da Torke+CC, para mostrar que a relação histórica dos portugueses ao mar, é apenas isso – história.
Por isso, o conceito desenvolvido pela agência de consultoria criativa tem um duplo significado: “entregar o mar aos portugueses e, por outro lado, que o público venha ver para crer”, explica, ao Briefing, Rodrigo Rodrigues.
A Torke+CC foi convidada para ser a agência de ativação de local e de marketing. Como explica Rodrigo Rodrigues, a Volvo Ocean Race atribui a cada ponto de paragem uma empresa local, que é responsável pela organização do espaço que recebe o evento.
E, depois de em 2012 ter sido organizada pela Lagos Sport, que entrou em insolvência, a edição deste ano é realizada pela Urban Winds, que convidou a Torke+CC a fazer parte do comité local organizador.
Assim, o papel da Torke+CC nesta etapa da Volvo Ocean Race, além de concentrar a consultoria criativa do evento em si, envolveu o desenho e ativação de marcas patrocinadoras, bem como desenvolvimento de ideias para a experiência global do recinto.
Sobre este trabalho, Rodrigo Rodrigues conta que “há uma grande aprendizagem, ao trabalhar um evento internacional, mas com ‘local flavour'”. Mas refere que equilibrar “a melhor oferta com o desinteresse do público” (por desportos náuticos) foi um grande desafio.
Rodrigo Rodrigues frisa que o Volvo Ocean Race pretende ser um evento democrático tendo, por isso, a maioria das atividades com entrada gratuita, onde é possível tocar nos barcos, falar e ver as equipas a treinar, ver o estaleiro, etc.