Briefing | De que forma é que esta iniciativa se insere na estratégia de Marketing da Xiaomi?
Tiago Flores | A Xiaomi Master Class é um projeto da Xiaomi ao nível global, que tem o objetivo de criar uma plataforma de ligação entre fotógrafos reconhecidos e entusiastas de fotografia, através de uma série de conteúdos online. Paralelamente a estes cursos, disponíveis para todos, a iniciativa também organiza eventos interativos offline, incluindo palestras, entrevistas e exposições por todo mundo.
Hoje em dia, existe uma grande democratização da fotografia que vem no seguimento da inovação tecnológica, nomeadamente das câmaras dos smartphones. Neste sentido, a Xiaomi tem trazido para o mercado importantes marcos, tanto no desenvolvimento das lentes, como no desenvolvimento do software de inteligência artificial que ajuda a compor as fotografias. Os últimos smartphones topo de gama da marca são desenvolvidos em parceria com a Leica, o que nos traz um posicionamento super premium no que diz respeito à qualidade da imagem.
Para mostrar a potencialidade dos novos Xiaomi 13T ao nível local, tivemos a oportunidade de trazer para Portugal este projeto da Xiaomi Master Class, e, com a ajuda de um fotógrafo português com grande notoriedade, mostrar a qualidade das câmaras.
Qual foi o critério para a escolha do tema e do fotógrafo?
Sendo este um projeto global, existe um processo de aprovação, tanto da parte da Xiaomi global, como por parte da Leica, para a criação da master class local. A escolha do Rui Caria foi fácil porque além de ser um fotojornalista reconhecido, um fotógrafo Leica premiado e um formador com experiência, é uma pessoa que sabe absorver o ambiente que o rodeia e aplica essa inspiração, aliada à sua própria técnica, no desenvolvimento de narrativas. O Rui tem a sensibilidade e a capacidade de contar histórias através das imagens e acreditamos que todos se irão sentir impactados pelas fotografias deste projeto.
Com a definição e aprovação do protagonista e expondo o desafio de enquadrar a nossa narrativa dentro da temática, “Redescoberta”, demos total liberdade ao Rui para fazer o que sabe fazer melhor que é contar-nos histórias através de imagens. A proposta dele para o projeto consistiu na documentação da sua aproximação e registo de duas profissões ancestrais. Esta proposta obrigou a uma produção na ilha Terceira, nos Açores, o que nos veio dar um cenário de fundo único, trazendo uma textura diferente aos três episódios da master class.
Como é que considera que este projeto irá contribuir para a preservação cultural?
O desafio feito pela casa mãe da Xiaomi foi que a nossa master class seguisse o conceito de “Redescoberta” e demos ao Rui toda a liberdade para escolher o tema a desenvolver, a partir desta premissa. O Rui decidiu aplicar uma abordagem onde através de duas histórias, a de um guardador de rebanhos e de um mestre chocalheiro, mostra ofícios que poderão desaparecer em poucos anos, não apenas no nosso País, mas nas mais diversas geografias. A escolha destas histórias provém da redescoberta de temas por vezes ofuscados ou esquecidos nas sociedades modernas.
Com toda a interação criada entre o Rui Caria e as pessoas que decidiu retratar, bem como o seu quotidiano, tendo pelo meio apenas um smartphone Xiaomi de última geração, acabamos por ter um cenário peculiar: de um lado, alguém que tem uma atividade que tem vindo a resistir à passagem do tempo; do outro, alguém munido com tecnologia de última geração, que procura deixar registos que impactem as pessoas e, com isso, não deixar que o tempo apague estas histórias, levando a que mais pessoas possam conhecê-las.
Quais são os ganhos para a insígnia com esta iniciativa?
Existem três pontos importantes e que nos entusiasmaram para a criação deste projeto em Portugal. O primeiro vai no sentido de criar conteúdo educativo relevante, através deste minidocumentário que aborda duas narrativas muito próprias da cultura nacional, e de onde podemos retirar o conhecimento e a visão de um dos fotógrafos com maior notoriedade no nosso País. É um conteúdo de proximidade que será certamente valorizado, não apenas pelos entusiastas de fotografia, mas, também, pelo público em geral. O segundo ponto conta com a inclusão de Portugal num projeto global de marca e que nos posiciona como um mercado importante para a Xiaomi, e isto dá-nos ânimo para continuar a desenvolver o trabalho que temos vindo a fazer localmente e que já nos posiciona como a segunda marca preferida dos portugueses na categoria de eletrónica de consumo. Por fim, passa pela comunicação de produto, onde conseguimos demonstrar a grande qualidade da câmara dos novos Xiaomi 13T, através de uma narrativa criativa protagonizada por um verdadeiro “key opinion leader” da área.
Que pontos destaca da criatividade do projeto?
Apesar de estar enquadrada na Xiaomi Master Class, a ideia criativa para os vídeos partiu do Rui Caria, que quis aprofundar e redescobrir a questão do ofício dos guardadores de rebanhos e dos chocalheiros, fazendo-lhes de certa forma uma homenagem. É uma ideia com um valor cultural intrínseco, porque visa registar ofícios que poderão desaparecer em poucos anos. Este género de trabalho documental vem ajudar a preservar parte da nossa história, da nossa cultura e mesmo do nosso património. Por exemplo, com a história do último chocalheiro da ilha Terceira, estamos a valorizar o chocalho, que é um instrumento com milhares de anos, considerado Património Cultural e Imaterial pela UNESCO, e que não deve ser apenas valorizado pelos que estão lá fora. Estas tradições devem ser registadas e comunicadas às novas gerações. A criatividade deste projeto traz esse registo e vem imortalizar estas histórias, não só através dos vídeos documentais, mas, também, através das fotografias do Rui.
Como é que a Xiaomi Master Class vai trazer valor para a marca?
Não é apenas a criação de conteúdo local – que traga um propósito e acrescente valor ao público – que consegue reforçar a afinidade que o consumidor tem com a marca, também a Xiaomi Master Class consegue comunicar o produto, através da experimentação feita por um expert que nos mostra o que é que estes smartphones conseguem fazer no campo da fotografia. Através destes episódios, conseguimos também trazer a visão, filosofia e processo criativo de um fotógrafo como o Rui Caria, enquadrado dentro de um projeto global da marca Xiaomi.
Todos os interessados em fotografia mais pura, fotografia documental, fotografia mobile, etc. vão valorizar a plataforma Xiaomi Master Class e a oportunidade de ver de perto os bastidores da criação de uma história através da fotografia. No workshop presencial, será possível ouvir diretamente o Rui a contar tudo sobre a sua experiência. bem como acerca de todo o processo envolvido na criação das imagens escolhidas.
Quais as ambições da marca para o futuro em Portugal?
Queremos continuar a construir uma relação de amizade com os nossos consumidores e disponibilizar a melhor tecnologia a preços justos. Isto é um dos pilares que define a Xiaomi. Este é o nosso posicionamento e que é muito bem aceite pelo consumidor português. Este compromisso que temos a nível global faz com que os nossos consumidores se tornem em embaixadores ativos da marca o que se materializa na recomendação dos nossos produtos.
É com grande satisfação que vemos que a nível local isto também acontece. É normal que um consumidor comece por comprar um equipamento Xiaomi e que fique totalmente satisfeito. Na próxima compra na área de eletrónica de consumo volta a escolher Xiaomi e começa assim a contruir um ecossistema inteligente da marca que acaba por trazer um grande benefício ao seu dia a dia.
Temos a ambição de ajudar os portugueses a tornarem as suas vidas mais simples e eficazes, através do nosso ecossistema inteligente. Ao nível de mercado, em Portugal, os últimos dados mostram que estamos consolidados na segunda posição na categoria de smartphones com cerca de 28% de quota, segundo dados da IDC. A isto podemos juntar um estudo da Multidados que mostra que a Xiaomi é a segunda marca de eletrónica de consumo preferida pelos portugueses. O futuro passa por continuar a aumentar o portfolio da marca, nomeadamente no segmento premium, onde nos smartphones contamos com a parceria da Leica, e por continuar a trabalhar na aproximação da Xiaomi aos portugueses.
Mariana Paulo