Action4 Ativism reactiva Rock Rendez Worten

Action4 Ativism reactiva Rock Rendez Worten
A Action4 Ativism criou, para a Worten, um novo conceito e programa: Rock Rendez Worten, o qual pretende lançar e apoiar os novos talentos da música portuguesa. O projecto já deu a oportunidade a 3675 bandas nacionais, sendo algumas delas já referências nos tops de Portugal.

Esta é já a terceira vez que a competição é conduzida pela Action4, que pretende renovar o conceito e as mecânicas da mesma, adaptar-se à realidade e trazer novidades apelativas a cada nova edição, de modo a motivarem os interessados a participar. A mais importante inovação deste ano é a possibilidade do vencedor vir a actuar, ao vivo, no decorrer do festival South by Southwest, em Austin, no Texas.

Nesta edição do Rock Rendez Worten são ainda oferecidas facilidades aos participantes no que toca à criação de perfis e partilha de músicas no Facebook – ProfileMaker-, criação de posters para concertos através de uma aplicação user-friendly via Facebook – Poster Maker –, o acesso a material técnico para dar concertos – RRW SupportKit – e às salas para actuação ao vivo – Plano B, no Porto, e Musicbox, em Lisboa – RRW Showcase.

Tânia Jardim, directora executiva da Action4 Ativism conta: “A presença online do RRW tem uma abordagem integrada. Uma convergência dos vários pontos de contacto digital, onde todos se alimentam de todos, não canibalizando recursos, mas aumentando os efeitos de rede. Também o site deve ter um sentimento comunitário de rede social, ou seja, aproveitar todas as ferramentas disponíveis para absorver, das redes sociais, conteúdos e membros. Para consubstanciar este efeito de comunidade pedimos aos participantes que, na sua inscrição, forneçam as suas coordenadas sociais de forma a poder alimentar a plataforma com conteúdos gerados pelos utilizadores”.

À habitual selecção online, junta-se este ano a escolha directa de candidatos, por parte dos padrinhos de cada género musica, o “Scouting no Terreno”. Os padrinhos “andaram pelos locais onde a música está, a fim de descobrir os novos talentos musicais”, explica Tânia Jardim. Este ano, Kalú (Xutos & Pontapés) é o padrinho do rock; Fernando Ribeiro (Moonspell), do metal; Mercado Negro, da música world/reggae; João Vieira (X-Wife), da electrónica/alternativa; Mário Laginha, do jazz/blues/outros; Sónia Tavares, no pop; e João Barbosa, do Hip Hop (Buraka Som Sistema).

Relativamente ao prémio final, a directora executiva explica: “Se há alguns anos atrás gravar um álbum era relevante, numa era de Web 2.0, gravar é algo acessível a este target. Hoje em dia, o grande desafio é a amplificação do trabalho, é conseguir apresentar-se além fronteiras”. Assim, este ano, “para além da gravação e distribuição do seu primeiro álbum, os vencedores terão a oportunidade de ir até Austin, no Texas, experienciar o maior festival do mundo de novos talentos – SXSW (edição de Março 2012). Na edição deste ano, os vencedores da categoria Jazz Blues e outros de 2008 tocaram ao vivo em Austin e foram vistos todos os dias pelas ruas do Festival a oferecer a sua música”, revela.

Fonte: Pure Ativism

 

Quarta-feira, 19 Outubro 2011 10:51


PUB