O desejo de seguir esta profissão nasceu no teatro. “Tive a sorte de começar a fazer teatro muito cedo e percebi que, além de representar, também gostava muito de toda a parte da encenação e direção de atores”. Passava grande parte do tempo a criar música com amigos e a filmar “sempre que podia”. “Seria apenas uma questão de tempo até tentar conciliar todas as áreas numa só”, admite.
Pedro Pinto ainda frequentou, durante dois anos, o curso de Multimédia e Animação, em Amesterdão. Mas foi na National Film and Television School, em Londres, que desenvolveu as capacidades de realização. “Tive a oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias e aprender bastante com elas”, conta. Ainda fez algumas produções em Inglaterra, mas foi na volta a Portugal que começou a filmar mais.
Dos vídeos de música, e passando pelas curta-metragens, chega à publicidade admitindo que, mais do que as marcas, lhe interessam “histórias fortes e ideias diferentes”. “Campanhas que gostem de arriscar, inovar e explorar novos caminhos serão sempre atrativas para mim enquanto realizador”, declara.
“Desenvolver um estilo e uma linguagem próprios” é a maior ambição que tem enquanto realizador. Para isto, Pedro Pinto acredita que “é importante filmar o mais possível” e estar “constantemente em busca de novos desafios” para aprender e crescer profissionalmente.
A liberdade para criar “depende muito de cada projeto”, ainda assim, o realizador defende que é esta a razão de ser nesta profissão: “pegar no conceito criativo e levá-lo para outro nível”. Para isto, destaca a necessidade de existir uma forte relação de confiança entre agência e produtora e entre criativos e realizador. Diz o profissional que “quando isso acontece os resultados são sempre bons”.
Aquilo que o motiva mais a continuar na área é o facto de “cada projeto apresentar sempre novos e inesperados desafios que obrigam a sair da zona de conforto, a estudar e pesquisar o mais possível para encontrar a melhor forma de contar esta ou aquela história”, o que torna cada projeto mais aliciante para o realizador. “Faz com que os nossos dias nunca sejam iguais”.
Publicidade ou cinema?
Publicidade e Cinema! São dois mundos cada vez mais próximos.
Antes de começar um filme…
A maior parte do trabalho já foi feita. Em publicidade, a planificação e pré-produção são decisivas e quanto melhor forem feitas melhor o resultado final será.
O local favorito para filmar…
Não tenho um lugar favorito. Gosto de filmar em sítios originais, diferentes e pouco explorados.
O cenário perfeito
Varia consoante o projeto
A hora preferida para filmar
Madrugada, fim de tarde e noite.
Um realizador é…
Um maestro.
Um filme é eficaz quando…
Nos atinge, provoca, desafia e fica connosco.