“Reforçar o Alentejo enquanto destino de caminhadas” é o principal objetivo da ação, de acordo com o presidente e vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos e Pedro Beato, respetivamente, no encontro de apresentação e divulgação do “Alentejo Walking Festival – Caminhadas do Alentejo”.
Este é um festival cuja inscrição é gratuita, pretendendo promover os percursos pedestres sinalizados no território, contando com 55 no total espalhados pelos 47 municípios do Alentejo. Com um limite de 40 pessoas por percurso, os caminhantes vão poder contar sempre com a presença de um guia. De acordo com os responsáveis, existirão trilhos com um grau de dificuldade que varia entre o ligeiro e o moderado, de forma a serem acessíveis a todos, e com uma média entre os 12 e os 14 quilómetros por trilho.
O festival começa com uma conferência agendada para 10 de outubro, em Montemor-o-Novo, subordinada ao tema “Turismo de Passeios Pedestres”. No dia 12, Arraiolos será palco do passeio “Entre Pontos e Colinas de Arraiolos”, seguido de um convívio com almoço comunitário. Já no domingo, 13 de outubro, o passeio “Montados de Cabrela” vai reunir apontamentos literários à caminhada, concretizando-se posteriormente um convívio com experiência de gastronomia regional.
O grande destaque vai para os dias 19 e 20 de outubro, isto porque nesse fim de semana vai ser mesmo “Todo o Alentejo a Caminhar”, com a organização de caminhadas em simultâneo por todos os 47 municípios do Alentejo.
Na apresentação da iniciativa, marcaram presença também os Anjos, Nelson e Sérgio Rosado, que são os embaixadores do Alentejo e que se juntaram a esta partilha pelas suas ligações à região e pela forte conexão que mantêm ao desporto, afirmando que lhes faz todo o sentido conectarem-se a esta causa.
João Bernardo