Depois da migração para a TDT em Alenquer e no Cacém, na Nazaré, nas praias de Falca e do Norte, e no Algarve, nas praias de Olhão, Quarteira, Montegordo, Armação de Pêra, praia da Rocha, em Portimão, e dos Pescadores, em Albufeira, vão ser distribuídos gratuitamente 30 mil jornais TDT.
O jornal contém toda a informação necessária para a transição que já pode ser feita em todo o país, uma vez que o sinal digital de televisão cobre todo o território nacional desde o final do ano passado. Há informações sobre descodificadores e como os instalar, apoios sociais e o mapa e calendário da migração para a TDT, entre outras.
A TDT não obriga à contratualização de serviços pagos de televisão, já que os 4 canais generalistas, RTP1, RTP2, SIC e TVI, vão manter-se em sinal aberto.
Após o desligamento da terceira zona piloto na Nazaré, a 13 de Outubro, segue-se, a 12 de Janeiro do próximo ano, toda a faixa litoral de Portugal Continental, depois as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, cuja migração está agendada para 22 de Março. A 26 de Abril será a vez do restante território português desligar o sinal analógico de televisão.
Fonte: BAN