A líder da tabela foi responsável por um share of voice de 4,5% face ao total do mercado publicitário de TV, rádio, imprensa, outdoor, cinema e Internet e de 10,9% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês de janeiro.
A Unilever – Jerónimo Martins subiu à segunda posição, com 3,5% do investimento publicitário total e de 8,5% do colocado pelos 20 maiores anunciantes do mês.
Já a Viva Melhor Sempre surge na terceira posição, com 3,1% de share of voice face ao total do mercado e de 7,4% face aos 20 maiores anunciantes.
No total, os 20 maiores anunciantes do primeiro mês de 2018 foram responsáveis por 41% dos montantes globais.
Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos oito empresas do grande consumo, quatro da grande distribuição, três do sector automóvel, duas do energético e três distribuídas por outros sectores.
Os maiores investidores privilegiaram fundamentalmente a televisão – para onde canalizaram 94,2% dos seus budgets. À Internet dedicaram 3,4% dos montantes e aos restantes meios destinaram 2,4%.
No total, a maior parte do investimento publicitário a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 83,8%. A Internet captou 5,9% dos montantes totais, a imprensa 4,8%, cabendo 5,5% aos restantes meios analisados.
A Marktest salienta, porém, que o período de recolha da informação relativa a janeiro não está ainda concluído para todos os meios.