Ano novo, maior anunciante novo

A European Home Shopping foi, em janeiro, a empresa que mais investiu em publicidade, segundo os dados a preços de tabela da MediaMonitor, da Marktest. O pódio completa-se com a Unilever- Jerónimo Martins e a Viva Melhor Sempre.

 

A líder da tabela foi responsável por um share of voice de 4,5% face ao total do mercado publicitário de TV, rádio, imprensa, outdoor, cinema e Internet e de 10,9% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês de janeiro.

A Unilever – Jerónimo Martins subiu à segunda posição, com 3,5% do investimento publicitário total e de 8,5% do colocado pelos 20 maiores anunciantes do mês.

Já a Viva Melhor Sempre surge na terceira posição, com 3,1% de share of voice face ao total do mercado e de 7,4% face aos 20 maiores anunciantes.

No total, os 20 maiores anunciantes do primeiro mês de 2018 foram responsáveis por 41% dos montantes globais.

Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos oito empresas do grande consumo, quatro da grande distribuição, três do sector automóvel, duas do energético e três distribuídas por outros sectores.

Os maiores investidores privilegiaram fundamentalmente a televisão – para onde canalizaram 94,2% dos seus budgets. À Internet dedicaram 3,4% dos montantes e aos restantes meios destinaram 2,4%.

No total, a maior parte do investimento publicitário a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 83,8%. A Internet captou 5,9% dos montantes totais, a imprensa 4,8%, cabendo 5,5% aos restantes meios analisados.

A Marktest salienta, porém, que o período de recolha da informação relativa a janeiro não está ainda concluído para todos os meios.

briefing@briefing.pt

Quarta-feira, 28 Fevereiro 2018 10:51


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