A Fábrica pretende ser uma mostra pública da criatividade IADE, que reflita a relação multidisciplinar entre estudantes, professores, empresas, laboratórios e sociedade civil, assentando em três modelos de atuação: fabricação paralela, para o desenvolvimento de projetos extracurriculares, a fabricação curricular, para projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil e a fabricação do futuro, para a investigação para projetos criados de raiz.
Desta forma, a incubadora pretende dar resposta aos crescentes desafios que o mercado e as organizações propõem aos estudantes e professores, dando maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos.
“Temos apostado num modelo de ensino inovador que procura promover uma maior aproximação dos estudantes à realidade profissional, incentivando o desenvolvimento de projetos científicos com viabilidade empresarial, assentes numa interação multidisciplinar de conhecimentos. A Fábrica vai permitir estruturar esta valência empreendedora que sempre fez parte da cultura do IADE”, explica Carlos Rosa, diretor do IADE-Universidade Europeia.