APED: O smart shopper veio para ficar

APED: O smart shopper veio para ficar

Com o índice de confiança do consumidor cada vez mais baixo e dada a situação económica em que nos encontramos, o comprador começa a ter um novo comportamento quando chega a hora de comprar, pensando, cada vez mais, na poupança. Deste modo, nasceu em Portugal um novo tipo de consumidor apelidado de smart shopper.

 

Luis Simões, managing director da Iberia Kantar Worldpanel, classifica este novo tipo de consumidor como sendo “mais educado e mais informado” em relação aos preços dos produtos. E o smart shopper veio para ficar, valorizando, acima de tudo, o fator “valor” e não apenas o “preço”. O smart shopper é o tipo de consumidor que “pode viajar pela Ryan Air, comprar marca branca e, simultaneamente, fazer chamadas do seu iPhone e comprar Calgonit”, exemplificou Luis Simões.

No futuro, a tendência será para que o grande consumo resista em volume, ao mesmo tempo que as compras digitais, no caso específico de Portugal, aumentam, tornando-se o digital um elemento “central para uma estratégia ‘omni-canal’ com êxito”, referiu Luis Simões.

O managing director apontou ainda, como tendências do futuro, a comodidade no ato da compra; a responsabilidade da marca quer a nível social, quer ambiental; o desafio demográfico; a noção de saúde, uma vez que temos uma população cada vez mais envelhecida; a ameaça global; a noção de valor; assim como a individualização, na medida em que cada vez mais o consumidor quer produtos pensados e feitos para si. Deste modo, quem conseguir dar respostas a estas tendências em simultâneo, então terá uma grande vantagem no mercado.

Fonte: Briefing

Terça-feira, 17 Janeiro 2012 17:20


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