Tendo em conta o Ranking Lusófono da Criatividade, na Ativação de Marca e Eventos, há duas agências empatadas na disputa pelo título de Agência do Ano de Portugal: MOT – Memories of Tomorrow e Big Fish. Por sua vez, disputam também o título de Agência do Ano Lusófona, com a brasileira Eleve Design de Experiências.
No Design, há duas agências que lideram, estando praticamente empatadas na disputa pelo título de Agência do Ano de Portugal: 327 Creative Studio e Q’ria – Agência de Design e Comunicação.
Já na Publicidade, a FCB Lisboa aparece destacada e isolada em Portugal, mas vê o título de Agência do Ano Lusófona, conseguido das últimas edições, “ameaçada” pelo brasileiro Grupo Rái.
Por sua vez, nas Relações Públicas, há uma disputa entre a Llorente & Cuenca e a Lift Consulting / True Stories, que seguem praticamente empatadas na disputa quer do título de Agência do Ano Portuguesa, quer de Agência do Ano Lusófona – onde disputam também com a brasileira VIANEWS.
No Digital, a disputa pelo título de Agência do Ano de Portugal é também entre duas agências: Adclick e Loba.CX. Ambas concorrem também pelo título de Agência do Ano Lusófona, com a brasileira CL.
Por fim, na Produção, a disputa do título de Produtora do Ano de Portugal discute-se a três, entre: Sonido, Studio Nuts e Bild Corp. Na disputa pelo título de Produtora Lusófona do Ano, está também, pela primeira vez, a angolana Team Films, em segundo lugar nesta disputa.
Brevemente, a organização do evento, a cargo do Lisbon Awards Group, anunciará em que moldes decorrerá o VIII Festival Lusófono da Criatividade, que será a 30 de Junho.