Fundada em 2018 por João Santos e Jonathan Tavares, a Studio Bruto apresenta-se como “muito mais que um estúdio criativo”. É, antes, uma “força motriz” na promoção cultural e artística, um laboratório de ideias para marcas e “projetos ambiciosos”.
Na sua génese, e ao longo de décadas de experiência, a equipa tem-se especializado em criar identidades visuais “vibrantes”, narrativas de design gráfico “arrojadas” e campanhas publicitárias que desafiam convenções. Identidades visuais, design gráfico, direção de comunicação, visitas virtuais, publicidade ou conteúdos editoriais são alguns exemplos dos serviços prestados pela equipa, reforçados por parcerias estratégicas na qual se incluem as relações-públicas promovidas pela Centerpoint Lab, a partir de Berlim.
Foram as experiências pessoais e profissionais dos sócios fundadores que nortearam o posicionamento e expertise da empresa para os segmentos da música e cultura. “Setores nos quais tem vindo a expandir um portefólio de projetos, nacionais e internacionais, que refletem a visão e valores que definem o seu ADN”, explica o Art Director e Partner, João Santos.
Não querendo destacar nenhum projeto, dada a “posição e identidade única”, acaba por salientar aquele que marcou a entrada do sócio, Jonathan, recordando com entusiasmo o impacto. “O Pérola Negra Club permitiu associar a uma amizade uma parceria de trabalho”, conta. “Foi um projeto importante que alterou o cenário cultural local e nacional no qual conseguimos ter um papel holístico no seu crescimento”.
Também o Neopop Festival ficou marcado pelo desafio de gerir um projeto, cuja visibilidade e impacto implicaram uma mudança de identidade com objetivos claros de posicionamento a nível nacional e internacional.
Mais recentemente identifica a The Sandy Times, uma plataforma de media, sediada no Dubai, responsável pela criação de conteúdo cultural para disseminação global, e o Record bar Fiasco (no Porto), que se dedica à difusão de cultura, entretenimento e serviços, transportando para a contemporaneidade e para o sentido de comunidade.
Mas porquê Studio Bruto? O responsável pela Comunicação, Jonathan Tavares, justifica com a inspiração num dos ramos da arquitetura moderna e na forma como influenciou a abordagem ao design e construção nas primeiras décadas do século XX. “O movimento brutalista exerceu não só uma influência direta na génese e identidade da empresa (Bruto), assim como no paralelismo associado ao pensamento criativo, audaz, cru e funcional como desenvolvemos os vários projetos”, observa.
Hoje, o mercado internacional representa 60% do volume de negócios da empresa, revela. Com a estratégia de expansão internacional a passar por um reforço da política de parcerias europeias e asiáticas. O objetivo? Conseguir promover ativamente os serviços nos mercados onde a dimensão, escala e oferta de projetos inseridos nos setores onde atuam permitam desenvolver e reforçar as competências técnicas.
Já a nível interno, é ambição do estúdio reforçar continuamente as valências técnicas e vontade intrínseca de desenvolver projetos que “permitam reunir as melhores competências existentes, colaboradores e parceiros”. “A nível externo, temos o reforço contínuo da nossa estratégica comercial, através da angariação de clientes nacionais e internacionais, nos setores públicos e privados.”, afirma.
É com “preparação, organização e objetivos bem definidos” que – diz – estes desafios se enfrentam. “Têm sido estas as principais premissas que nos têm garantido manter uma estrutura profissional e financeiramente sustentável, devidamente preparado para enfrentar os desafios atuais”.
“O know-how e experiência prática neste sector, quer a nível nacional como internacional, tem sido determinante para nos diferenciar num mercado cada vez mais concorrencial”, adianta João Santos, sustentando que a visão e valores consolidam esta posição. “Esta diferenciação tem vindo a ser reforçada pelo nosso posicionamento estratégico ao nível nacional, através da participação em formações, palestras, eventos de networking e mais recentemente a criação da agência de comunicação e relações públicas, 70210 Agency”, acrescenta.
O fundador encara com otimismo um maior reconhecimento nacional do design, como resultado da qualidade dos trabalhos desenvolvidos. “Na última década, o design português tem vindo a ter cada vez mais impacto nacional e internacional, através da maior abertura para trabalhar com outros mercados”, comenta, apontando, porém, limitações de oferta nos setores da música e cultura, “por conseguinte mais competitivas para os profissionais deste setor”. Razão pela qual considera fundamental olhar para o mercado de uma forma global, não setorizada, “onde apesar da maior concorrência internacional, existem mais oportunidades”.
A ambição é, pois, clara: colocar a Studio Bruto numa posição de referência no contexto nacional e internacional, traduzidos no crescimento sustentável da empresa e na conquista de novos projetos de dimensão relevante.
Sofia Dutra