Ativação: comunicar em três atos

 Ativação: comunicar em três atos

“Hoje a imagem de uma marca cria-se em muitos e diferentes pontos de contacto em que o público faz cada vez mais parte do espetáculo”, afirma o managing director da On Spot Marketing, Miguel Tapada, num artigo de opinião para o Briefing sobre os três atos da ativação de marca.

 

“Marketing de Guerrilha, Marketing Integrado, Marketing de Rua, Marketing de Ponto de Venda, Marketing Online, Marketing de Eventos e Patrocínios, Marketing Interativo… tantos nomes mas sempre um mesmo principio: a comunicação das marcas mudou e é hoje menos passiva, menos dependente dos meios tradicionais. A linha que marcava o above e o below caiu, e hoje a imagem de uma marca cria-se em muitos e diferentes pontos de contacto em que o público faz cada vez mais parte do espetáculo.

Nesta peça, o argumento é parte essencial: o que a marca tem a dizer, como o diz e a quem fala são perguntas que devem ter uma resposta muito clara; mas, como numa mega produção de Hollywood, há muito mais para lá do argumento.

Há que saber chamar a atenção para o espetáculo, convidando o público potencial a vir viver a experiência que a marca lhes propõe – criar sede, expectativa: a Apple faz isto como ninguém antes das suas keynotes de lançamento de produto, deixando meio mundo a especular sobre as novidades que vão ou não ser anunciadas.

Há que saber entregar a experiência, tornando-a um momento marcante na relação entre o público presente e a Marca, um momento de verdade que cumpre a promessa da marca, que constrói e reforça os seus atributos, que a diferencia e a torna única aos olhos desse mesmo público. Saber usar o espaço, o momento, a emoção, a tecnologia e a participação do público como ferramentas de realização, ou encenação, é fundamental para atingir o sucesso.

O exemplo da máquina da Felicidade da Coca-Cola transforma um simples momento de compra, numa experiência inesquecível que reforça a proposta da marca e o seu conceito. Por cá, a Skoda pegou no seu novo Citigo e levou-o às universidades tornando o momento de test drive numa experiência desafiante entre amigos que reforçava a experiência desta novidade da marca.

Pegar na experiência e amplificá-la, prolongando-a no tempo, alargando o seu impacto e a comunidade da marca é o ato final deste plano – o conteúdo é rei, e todas as experiências que produzam bom conteúdo (leia-se relevante, interessante, partilhável) vão inevitavelmente chegar a muito mais pessoas. O exemplo da ação do novo Samsung Galaxy S4 pela Swisscom em Zurique prova como ideias simples, que comunicam, no caso, os atributos do produto, produzem conteúdo forte, partilhável e muito eficaz.

Se a sua marca ainda só faz parte do intervalo, ative-a! Escreva o argumento, prepare o convite e 1,2,3… Ação!”

Miguel Tapada
Managing director da On Spot Marketing

Fonte: Briefing

Sexta-feira, 26 Julho 2013 11:43


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