Em comunicado, a CAEM afirma que a proposta foi rejeitada por unanimidade. Na semana passada o Briefing noticiou que a Comissão tinha validado o novo painel da audimetria da empresa GfK. A decisão foi tomada em reunião conjunta entre a direção daquela entidade e a secção técnica de TV (CTC TV).
No mesmo comunicado a CAEM divulga as conclusões da reunião de direção do dia 22 de março, no âmbito do serviço de “Medição de Audiências de Televisão” contratado à GfK e no seguimento da aplicação do “Plano de Ação de Correção”, estabelecido para resolução das exceções apontadas pela auditoria levada da cabo pela PwC, cujo prazo terminou a 28 de fevereiro.
A direção também considerou o Plano de Ação e Correção cumprido, na sua generalidade, e considerou válido o painel apresentado pela GfK em 13 de março de 2013, “pelo que irá proceder à aceitação expressa do serviço de medição de audiências de televisão da GfK”.
A GfK Portugal foi a empresa que venceu o concurso para medição de audiências por um período de cinco anos.
Perante a decisão da direção da CAEM, a TVI afirmou em comunicado que não pode aceitar esta posição “porquanto a mesma impede que sejam afastadas as dúvidas que subsistem sobre o correto funcionamento do serviço da Gfk. A TVI encontra-se a analisar quais as diligências legais adequadas para defender os seus interesses legítimos face a esta decisão”.
Fonte: Briefing e Diário Digital