A quebra do tempo dedicado a publicidade deve-se à redução do número de inserções em cerca de 12% e, simultaneamente, à utilização de spots mais curtos, uma vez que a duração média de spots desce de 18 para 16 segundos, em média.
Os primeiros meses do ano reflectem, como habitualmente, um peso menos acentuado da comunicação publicitária. Destaque ainda para a quebra verificada em Junho (face a 2012), possivelmente associada à inexistência de um grande evento de futebol com transmissão televisiva que, como se sabe, tende a fomentar a comunicação publicitária.
A RTP1, por imperativos legais com uma oferta rígida nos 6 minutos/hora, apresenta uma saturação publicitária mais baixa do que os restantes canais comerciais SIC e TVI, não obstante a quebra é transversal a todos os canais.
Naturalmente que esta quebra não é alheia à actual situação económica, com impacto no consumo privado e no índice de confiança dos consumidores.
Ana Mendes (OMG Consulting / Managing Director)
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Fonte: OMG Consulting/MMW (Marktest) Período de análise: Janeiro-Junho 2012 e Janeiro 23-Junho 2013 Saturação Publicitária: Duração (ou percentagem) da emissão do canal dedicada a publicidade. Nota: Exclui auto-promoções, auto-promoções de estação e telecompras. |