beActive produz documentário transmedia

beActive produz documentário transmedia

350 South: An American Journey” é o nome do documentário transmedia que está a ser produzido pela produtora portuguesa beActive. Nuno Bernardo, director-geral da produtora, conta ao Briefing em que se baseia este projecto internacional e o que significa, afinal, o conceito transmedia.

 

No total, são 350 dias de viagem desde o ponto mais a norte da América, no Alaska, até ao ponto mais a sul, na Argentina. Dois jovens, um irlandês e um americano, embarcaram nesta aventura com o intuito de angariar 100 mil euros para a The Carers Association, uma instituição de caridade irlandesa. E onde é que a beActive entra nesta história? É a produtora portuguesa que está a registar e documentar toda a viagem, através de uma realizadora e um operador de câmara que estão junto dos protagonistas.

Nuno Bernardo refere ao Briefing que apesar de a viagem já ter começado em Agosto, “a beActive está a desenvolver o projecto desde o início do ano” e só recentemente começaram a fazer a divulgação e publicação de conteúdos.

Ao nível dos conteúdos, têm sido publicados pequenos videoblogs duas vezes por semana, ao longo dos últimos dois meses, e assim continuará ao longo dos próximos dez. Em televisão, começa já em Janeiro de 2012 a ser exibida a viagem, sendo que “provavelmente” chegará no final de 2012 uma versão mais completa. O documentário chega ao cinema em 2013.

É na multiplicidade de conteúdos para diferentes media que assenta este conceito de transmedia. O responsável da beActive refere que, neste caso específico, “existe agora uma versão videoblog para YouTube, blogs em texto para web, conteúdos curtos nas redes sociais, em Janeiro um programa TV, depois outro documentário para TV e, em 2013, um filme e um livro”. E é precisamente daqui que podemos extrair o conceito que dá, aliás, formato aos próximos projectos da produtora portuguesa.

Em 2012, Nuno Bernardo avança que o público pode esperar da produtora portuguesa, a série transmedia Beat Girl, a filmar em Dublin e Londres no próximo mês de Fevereiro, e a webserie de ficção científica Collider, a filmar em Lisboa durante o mês de Janeiro.

Para terminar, resta acrescentar que o projecto “350 South: An American Journey” está a ser financiado pelo Irish Film Board e que a beActive foi contactada pelos próprios protagonistas para a realização deste projecto.

E.U.A., Canadá, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina são os países por onde os dois jovens vão passar de bicicleta e onde vão angariar o dinheiro para a instituição irlandesa.

Filipe Santa-Bárbara
Fonte: Briefing

Quarta-feira, 30 Novembro 2011 14:31


PUB