A música “I got a feeling” acompanhou a selecção “nas suas viagens de
autocarro e nos vídeos de motivação do seleccionador nacional Carlos
Queirós”. Por sua vez, a música da banda norte-americana foi também
“colocada no estádio antes do jogo contra a Bósnia a pedido da
selecção”, acrescenta.
Segundo noticiou o jornal “A Bola” em Dezembro, a banda norte-americana
foi apontada pelo seleccionador Carlos Queiroz como a autora da música
que inspirou Portugal para o apuramento para o Mundial. Por sua vez,
através de um vídeo publicado pela editora Universal, a banda agradeceu
e felicitou a selecção pelo apuramento, enviando votos de sucesso para
a equipa no mundial de 2010.Veja o vídeo
aqui.
Apesar de não se tratar de um “hino oficial”, “I Got a Feeling” tem
sido “um lema para a selecção”, afirma Onofre Costa. Formalmente esta
música “só poderia ser adoptada por um patrocinador ou por um evento”,
como foi o caso de “Força” de Nelly Furtado, música oficial do Europeu de Futebol de 2004. Por sua
vez, a Galp pôs o País a gritar “menos ais, menos ais” no Europeu 2004,
porque, para além das música, a selecção não passa sem o apoio das
marcas e, afinal, quando uma vence as outras também ganham.
As marcas que dão cor ao futebol
Sagres, Galp, BES, Modelo, TMN, Nike, Coca-Cola, Hertz e Samsung foram
as marcas nacionais e internacionais que apostaram na “Equipa das
Quinas” e, segundo a Cision, empresa especialista na monitorização dos
meios de comunicação, cada uma destas terá um retorno que poderá rondar
entre os 14 e os 17 milhões de euros.
O Banco Espírito Santo (BES) paga em média 900 mil euros anuais à
Federação Portuguesa de Futebol, garantindo a associação de imagem com
a exclusividade no sector de actividade de serviços financeiros. Por
sua vez, o investimento da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas no
futebol é de 12 milhões de euros ano. No seu todo e segundo um estudo
do Futebol Finance, a equipa das quinas é a sétima mais valiosa do
mundo com um valor de 350 milhões de euros.
Conheça os números dos patrocínios ao mundial e saiba porque é que
“Quando a selecção vence, ganham as marcas” na próxima edição do
Briefing que chega aos assinantes a 15 de Janeiro.
CK
Fonte: Briefing