A média de utilização diária dos equipamentos domésticos representa cerca de 16 horas, sendo que um em cada dois portugueses (54%) utiliza diariamente um equipamento de limpeza, e quase todos utilizam um eletrodoméstico de limpeza ou de cozinha pelo menos uma vez por semana (98% e 99%, respetivamente).
No âmbito mobile, Portugal tem praticamente total penetração no que respeita a telefones móveis e TV (99%), tendo cada casa, em média, duas TV e pelo menos um tablet. De referir ainda que 96% dos inquiridos afirmar não passar um dia sem o telemóvel e 95% sem televisão.
As operações realizadas com maior regularidade nos telemóveis são a troca de SMS (89%), acesso ao email (81%) e às redes sociais (77%). Quanto ao uso de tablets, as ações mais são o acesso ao email (82%), redes sociais (75%) e motores de busca (63%).
Refere o estudo da Samsung que Portugal é considerado um país de early adopters, já que, numa base diária, 30% dos portugueses fazem streaming de conteúdos de TV, filmes ou vídeo (9% acima que a média europeia); 21% fazem streaming de música (contra 18% na Europa); 38% utilizam semanalmente aplicações interativas nos telemóveis ou tablets (5% acima da média europeia); e 39% consome livros ou revistas digitais também semanalmente (10% mais do que a média europeia).
O estudo “Techonomic Index” baseia-se num inquérito online a 18 mil pessoas de 18 países europeus.