Na quadra festiva é costume realizarem-se, no setor empresarial, almoços e jantares. Desta forma, a CAIS apela a que as empresas reservem um lugar a mais nos seus convívios de Natal. Ao fim ao cabo, este é um lugar figurativo e simbólico, que representa uma nova oportunidade de trabalho para alguém apoiado pela associação. Este donativo será posteriormente direcionado para os utentes apoiados pela associação na busca de um lugar no mercado de trabalho.
Só em 2023, a CAIS apoiou mais de 750 utentes e respetivos agregados, integrando, no contexto laboral, 122 cidadãos que se encontram em situação de exclusão social e/ou no limiar da pobreza.
“Nesta quadra, repleta de presentes e, por vezes, excessos e ofertas sem sentido, queremos desafiar a fazer algo diferente: dar com significado para dar emprego a quem mais precisa”, afirma a presidente da Direção da Associação CAIS, Matilde Cardoso. “Assim, apelamos a que as empresas do país aliem aos seus convívios de Natal um ato solidário, reservando um lugar a mais à mesa. A presença é simbólica mas a contribuição fica para sempre e contribui para que uma pessoa real tenha acesso a trabalho e a uma vida mais digna.”
João Bernardo