De acordo com os promotores da iniciativa, “esta campanha foi motivada por dados que dão conta de uma progressiva deterioração dos hábitos alimentares dos portugueses, que a crise económica e social veio agravar, havendo uma relação directa entre a falta de recurso dos portugueses, o pouco tempo de que dispõem e uma economia alimentar deficiente por falta de informação ou de motivação para melhorarem hábitos de consumo e de confecção dos alimentos”.
A campanha televisiva na SIC estará no ar entre 15 de Março e 10 de Abril com o intuito de transmitir um conjunto de informações e conselhos que permitam a cada família fazer uma escolha mais consciente, responsável e também mais económica, da sua alimentação. O objectivo principal, adiantam os responsáveis pela campanha, é mostrar que comer bem e barato é possível, aliando assim o equilíbrio nutricional a um baixo custo e, para comprová-lo, nas próximas semanas serão apresentadas 7 refeições completas e equilibradas, cada uma delas com o custo de 1€.
A partir de 16 de Abril a acção assumirá outra forma de comunicação, feita através de uma carrinha que viajará por sete cidades – Lisboa, Porto, Coimbra, Viana do Castelo, Santarém, Évora e Faro, parando em locais públicos para confeccionar as receitas da campanha nutricionalmente ricas e baratas. A campanha proporá ainda formas de cozinhar que sejam gastronomicamente apetecíveis, associando a melhoria dos hábitos alimentares dos portugueses a um regresso ao tipo de cozinha tradicionalmente praticada na bacia do Mediterrâneo, com base em nutrientes como o azeite, os frutos e legumes frescos e o consumos moderado de produtos lácteos, carne e peixe. Entre os alimentos serão identificados aqueles que, pelo preço reduzido, melhor se encaixam nos orçamentos familiares carenciados.
O “roadshow” pelas cidades terá também a cobertura da SIC, que fará reportagens com entrevistas a profissionais de nutrição e outros convidados locais, que darão sugestões sobre a gestão de orçamentos para ajudar a organizar as compras e as refeições, alertando para os benefícios do consumo de alimentos ricos em nutrientes considerados essenciais, bem como para os malefícios para a saúde da falta desses mesmos nutrientes, no âmbito dos objectivos da campanha.
Nestas acções de proximidade está prevista ainda a distribuição gratuita de uma brochura com as receitas divulgadas durante a campanha.
Fonte: Gulbenkian

